terça-feira, 23 de junho de 2015

Para conhecer um pouco mais sobre um dos destaques da Casa Cor São Paulo 2015.

Para conhecer um pouco mais sobre um dos destaques da Casa Cor São Paulo 2015.

entrevista publicada no portal da Pemegran Group

O ambiente Joalheria Design idealizado para marca Fabrizio Giannone. Um espaço comercial de 70m² idealizado pelas designers Adriana Scartaris e Semara Brito, inspirado na atmosfera mágica dos palácios encantados, nas memórias de menina e nos desejos da mulher urbana de ver em si uma princesa. 

 Clique aqui e faça uma visita virtual ao ambiente.





Confira abaixo a entrevista com as designers sobre os detalhes do projeto:

1. Há quanto tempo vocês participam da Casa Cor?
Semara Brito: primeira vez
Adriana Scartaris: quinta edição 

2. Qual é o tema deste ano?
Joalheria desenvolvida para a marca Fabrizio Giannone. Tema: Sutilezas da Alma Feminina 

3. Como vocês pensaram o projeto da joalheria a partir desse tema?
Quais foram as conexões buscadas? Nossas próprias memórias de momentos que, desde a infância, levam toda mulher à sonhar com palácios encantados cheios de espelhos mágicos que refletem princesas usando as mais belas joias do tesouro para o grande baile. Toda mulher já teve este momento, já sentiu a magia de ser uma princesa encantada e já sonhou comum palácio. Mesmo adultas, urbanas vivendo na agitação das grandes cidades como a paulistana e independentemente da idade, toda mulher mesmo que por um instante antes de sair de casa procura a princesa ao olhar para o espelho. 

4. Como identificamos no projeto essas conexões?
Onde e como o tema está presente no projeto? Em todo o conjunto essas conexões aparecem de forma integrada. 



· No piso, com paginação inspirada nos palácios. A elaborada paginação do piso inspirada nos belos pisos palacianos e editada para os dias de hoje. O piso apresenta dois materiais brasileiros, o recém descoberto mármore exótico de nome “Avalanche” e o mármore “Branco Espírito Santo” – ambos extraídos pela Pemagran no Espírito Santo. O mármore exótico “Avalanche” está sendo lançado na Casa Cor e é distribuído em São Paulo com exclusividade pela TOP Mármore que fez o corte, paginação das peças e instalação com qualidade de alta costura. Todas as peças foram cuidadosamente numeradas e etiquetadas para “casar” os veios com perfeição. Optamos por materiais nacionais para o piso exaltando a qualidade e diversidade de nossos produtos. 







· Na opções de cores Vários motivos nos levaram a eleger a cor “Marsala” (um tom intenso que tem seu nome inspirado na cor do vinho produzido na região de Marsala – Sicília/Itália) como destaque do projeto: É a cor mais forte de tendência para a temporada por conta de carregar o conceito de aconchego e o convite à intimidade. Historicamente é uma cor muito utilizada pela realeza como símbolo de nobreza. Traduz com perfeição a sensualidade da mulher madura que, como o vinho, em sua plenitude aparece intensa, cheia de histórias e mistérios. A cor “Marsala” aparece em detalhes nas paredes e volumes do teto, nos revestimentos das poltronas e sofás e nos painéis laqueados com tinta especial Sayerlack com efeito holográfico. Para compor com a cor “Marsala” elegemos o tom “Nude” que aparece nas paredes, nas lâminas compostas que revestem móveis e painéis, nos manequins e no teto revestido em madrepérola. 



· No acabamento dos móveis em pintura com efeito holográfico A pintura especial tem brilho que reflete todas as cores conferindo aos móveis o mesmo brilho das pedras preciosas da joalheria. Com este efeito de pintura, trouxemos aos móveis o luxo e a conexão com o conceito de nobreza. Os nichos que expõe a coleção da joalheria são laqueados com tinta especial que tem efeito holográfico; um lançamento da Sayerlack que está sendo apresentado com exclusividade na Joalheria nas cores “Marsala” e “Nude” Repetimos o efeito nos manequins que foram cuidadosamente laqueados na cor “Nude” com efeito holográfico. 



· No lustre clássico em Quartzo Jaspe (Pedras naturais na cor Marsala) Elegemos um modelo clássico para o lustre do salão principal. Sobre a mesa com tampo em marchetaria, o grande lustre com pedras naturais é mais uma conexão com a inspiração do projeto. A pedra natural, quartzo “Jaspe”, tem coloração intensa avermelhada e belíssima variação de tons terrosos. Lâmpadas de última geração em LED da Brilia com design clássico inspirado nas lâmpadas “vela” conferem eficiência energética sem abrir mão do efeito estético. Tão comentados e tão utilizados nos dias de hoje, tanto na tecnologia de ponta, em instrumentos cirúrgicos e até em remédios – além, é claro, de joias e artefatos de decoração - os cristais já eram utilizados desde a antiguidade, inclusive em diversas civilizações - dos egípcios aos xamãs americanos - para a cura, para se obter visões, proteção, beleza e até na cosmética. Não podemos esquecer que graças às suas funções energéticas, auxiliam, e muito, ao homem em seu equilíbrio e evolução. Pedras Quartzo são consideradas pedras semipreciosas O quartzo vibra em todas as frequências de cores - do preto ao branco - facilitando o seu uso para diversos fins. Jaspe : quartzo de coloração vermelha, e variada, pode ser encontrado no Brasil (MG) 




· No pórtico Entre os dois salões da Joalheria criamos um pórtico para marcar a passagem. Todas as faces são bastante elaboradas. No piso, grandes placas de mármore exótico “Avalanche” cuidadosamente selecionadas com belíssimos veios. As paredes laterais revestidas em espelhos. Encostados nos espelhos dois manequins vestidos com roupas de alta costura são um convite à mulher que passa pelo pórtico a se sentir usando os lindos vestidos. 







 




No teto todo revestido em madrepérola a iluminação, com embutidos Efeitoluz e lâmpadas Brilia integrada na automação da Ions3, cria cenas com diferentes intensidades luminosas conferindo magia à experiência. 







· No painel “Rendas do Brasil” Brasilidade e uma homenagem ao trabalho das mulheres rendeiras do Brasil. Dois grandes painéis com 16 placas cada um mostram várias rendas diferentes. Outro lançamento é a técnica de impressão digital sobre madeira que está sendo apresentada na Joalheria pela Sayerlack. As lâminas de madeira composta utilizadas nos painéis são da Alpi, são compostas e produzidas com responsabilidade ambiental garantindo um produto eco responsável. 

· Nos planejados sob medida e acabamento interno das gavetas que abrigam o estoque das peças As grandes estantes que expõe a coleção da Joalheria também possuem várias gavetas que abrigam o estoque. Cuidadosamente escolhidos os acabamentos da ROMANZZA são nobres e sofisticados. O acabamento branco alto brilho das estantes é lançamento da marca; confere o brilho da laca e a resistência do laminado. Destaque para a montagem de alto padrão que utiliza sistema invisível de componentes de fixação. Para as gavetas que abrigam o estoque, divisores porta joias muito sofisticados em couro acamurçado trazem a mesma elegância dos closets com que toda mulher sonha. Trouxemos para as visitantes a experiência de abrir uma gaveta cheia de joias como se fosse a do seu closet. 

 






· Nos design das poltronas e pufes De inspiração clássica editados para os dias de hoje, as poltronas e pufes da Romanzza são lançamento da marca e apresentados na Joalheria. Os pufes trazem um charme especial; sobre o acento uma manta em matelassê , presa por dois cordões trançados, que pode ser enrolada e transforma-se em um charmoso braço para o pufe. 










· Nas mesas em marchetaria Criamos mesas com tampo na antiga técnica de marchetaria editada para os dias de hoje e feita com as lâminas compostas da Alpi/Sayerlack com excelência pelos marceneiros da AD MÓVEIS. O desenho dos tampos compõe com o desenho do piso valorizando o efeito sofisticado do ambiente. Sob os tampos das mesas redondas, um Print adesivado com imagem de renda é refletido em um tampo inferior revestido em espelho. Sutil detalhe. 

· Nos rodapés altos Ambientes sofisticados ganham maior destaque com rodapés altos. Para o projeto especificamos rodapés da marca Moldurama fornecidos pela TS Revestimentos. São compostos com dois modelos diferentes resultando em desenho mais elaborado e altura de 30 cm. 


· Nos espelhos No salão da entrada criamos dois espaços simétricos (característica da composição palaciana) com pufes que ficam em frente aos grandes espelhos de cristal do Ateliê Petrópolis. Um espaço para que as visitantes possam se admirar com as peças da coleção.
· No papel de parede Revestimento em papel de parede geométrico com efeito adamascado da Papelitah. O desenho do papel de parede compõe como desenho de uma das lâminas compostas da Sayerlack que emoldura as paredes. 


 

· Conforto térmico Um sistema de ar condicionado mantem o espaço climatizado com maior conforto térmico. 



 










5. Trata-se de um ambiente comercial, qual é a metragem e o estilo trabalhado? E o pé-direito?
Ambiente comercial com 70m². variações de pé direito de 220 à 270 com volumes no teto 

6. Qual é o ponto de partida do projeto?
O universo feminino. 

7. As joias que estarão expostas serviram de inspiração para o projeto? Como?
Sim. O designer Fabrizio Giannone prepara uma coleção de peças inspiradas nas mandalas e a geometria das peças inspirou a construção técnica do projeto. 

8. Houve alguma grande dificuldade durante o projeto e execução? Como foi superada?
Nenhuma dificuldade. 

9. Como foi pensado o projeto de iluminação, tendo em vista que se trata de uma joalheria, um ambiente comercial, com o objetivo de mostrar, vender?
O projeto luminotécnico é pensado para valorizar as soluções e o produto exposto. Usamos de nossa experiência na criação de ambientes comerciais e validamos todas as soluções com o designer à frente da marca para alinharmos os detalhes. Lâmpadas especiais com foco direto e embutidas nos nichos garantem iluminação que elimina as sombras e valoriza o produto. 

10. Havia algum pedido especial que precisava estar inserido no projeto?
Sim. Medidas especiais dos nichos para os displays da joalheria, divisores nas gavetas de estoque e balcões de atendimento além de um longe para receber convidados e visitantes. 

11. Qual é a expectativa nesta Casa Cor?
Fortalecer nossas marcas na mídia nacional e internacional, apresentar lançamentos que são resultado de nossa constante pesquisa de mercado, estreitar ainda mais nossa relação com os parceiros fornecedores gerando mais divulgação para todos e expandir nossa ação em projetos tanto comerciais quanto residenciais. 

12. O que mais vocês gostam nesse projeto?
Gostamos de tudo. Ficou exatamente como queríamos em todos os detalhes. 

13. Para vocês, em que ponto arquitetura e tecnologia se encontram?
Na solução de todas as necessidades do cliente com eficiência. 

14. Outras considerações:
Importante ressaltar o trabalho da Prandini Construtora sob o comando do arquiteto Rodrigo Prandini que executou a obra com eficiência, sem gerar resíduos e com rapidez.



LISTA DE FORNECEDORES

·         PEMAGRAN – Pedreira que extrai o granito exótico e o mármore

·         TOP Mármore – Marmoraria que fez o corte, paginação e instalação

·         TINTAS RENNER – Tintas das paredes nas cores

·         LÂMINAS ALPI – Lâminas compostas de madeira

·         SAYERLACK – Tintas especiais com efeito holográfico nas cores “Marsala” e “Nude”, distribuição no Brasil das lâminas ALPI e  Print digital sobre madeira

·         AD MÓVEIS – Laqueação de todos os componentes (marcenaria e manequins) com tinta especial com efeito holográfico
Confecção dos painéis e mesas com tampos em marchetaria e paredes revestidas com espelhos.

·         REVESTT – Revestimento em madrepérola do teto

·         BRILIA – Luminárias embutidas nos móveis, Lâmpadas e Fitas de LED

·         IONS3 – Automação

·         ROMANZZA – Planejados sob medida e estofados

·         TS REVESTIMENTOS – Rodapés da marca Moldurama

·         EFEITOLUZ ILUMINAÇÃO – Lustre e luminárias embutidas

·         ATELIÊ PETRÓPOLIS – Espelhos com molduras em cristal

·         PAPELITAH – Papel de parede

·         STR AR CONDICIONADO – sistema de ar condicionado

·         PRANDINI – obra civil

·         LARDECO – produção

·         CAIO LUCENA – apresentação do projeto em realidade virtual móvel