domingo, 21 de fevereiro de 2016

Piscinas, teatros e restaurantes no metrô de Paris

Projeto prevê a transformação das estações-fantasma do metrô de Paris em espaços surpreendentes





Desde os anos 1940, algumas estações do metrô de Paris foram abandonadas e estão inacessíveis ao público.


Paris tem 302 estações e 16 estão fechadas. Algumas são usadas como sets de filmagem; o que arrecada fundos para a prefeitura. Candidatos às eleições para prefeito apresentam projetos culturais para reutilização e transformação destes espaços.


A candidata Nathalie Koziuscot-Morizet (40) apresenta o projeto do arquiteto Manal Rachdi que afirma ser viável vencer as restrições dos espaços que hoje não atendem às normas de segurança e, com apoio da iniciativa privada encontrar um modelo econômico viável, capaz de transformar oito estações em espaços como um restaurante, uma boate, teatro, jardim subterrâneo e uma piscina.






A boa notícia para todos os arquitetos é que a candidata aceita propostas e sugestões para o projeto. Basta enviar um tweet para ela.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O MUNDO DE TIM BURTON EM SÃO PAULO


A fachada do MIS 

A primeira exposição do cineasta Tim Burton é em São Paulo no MIS (Museu da Imagem e do Som)









Fui ver de perto e fiquei encantada com a riqueza de seu trabalho, suas inspirações e personagens incríveis! Mergulhar um pouco no mundo do artista é inspirador!


Tim Burton esteve aqui para acompanhar a abertura da exposição. Cheio de simpatia e humor, afirmou em uma entrevista que a exposição faz com que ele pareça melhor do que é. Modesto! Trabalho forte onde o macabro e adulto cria personagens doces. Adorei!


O visitante é engolido logo na entrada e mergulha no mundo de Tim Burton
São mais de 500 itens que exploram a criação do artista desde os desenhos de infância, até as obras mais recentes como diretor passando por trabalhos maravilhosos que revelam seu grande talento como desenhista.


personagens de Noiva Cadáver. Um filme de animação encantador

este boneco se mexeu, eu juro!

Cadernos com seus esboços. Vários esboços mostram a criação de seus personagens


Noiva-cadáver

 Personagens do filme Alice no Pais das Maravilhas
Vi uma entrevista do ator Johny Deep que afirmou ficar estasiado cada vez que recebe uma ligação de Tim.
O artista cria personagens singulares mas gosta de trabalhar sempre com a mesma equipe.

Personagem do filme O Estranho Mundo de Jack

Traço incrível!
  




Um artista com múltiplos talentos que se revelam em ilustrações, pinturas, esboços, fotografias e textos. São pinturas, bonecos, storyboards e a filmografia que mostra Edward mãos de tesoura, O estranho mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, Os fantasmas se divertem e muito mais.




São muitos esboços





dezenas de guardanapos com esboços














Sobre Tim Burton 

fonte site do MIS

Timothy Walter Burton nasceu em 25 de agosto de 1958, em Burbank, sul da Califórnia (EUA). 

Quando era adolescente, entediado com a vida nos subúrbios, Burton se divertia pintando, desenhando e fazendo curtas. Em 1976, iniciou seus estudos no California Institute of The Arts e alguns anos depois, em 1979, entrou para a The Walt Disney Company onde conseguiu um emprego como estagiário de animação. 
A carreira cinematográfica de Burton começou em 1985 na Warner Bros, com As Grande Aventuras de Pe-weeBeetlejuice (1988) e Batman (1989), e sua reputação como um autor com um estilo visual único foi alcançada mundialmente com os sucessos de crítica e de bilheteria de Edward Mãos de Tesoura (1990) e The Nightmare Before Christmas (1993). 

Em seus 18 longas, Burton explorou os mais variados e díspares gêneros como biografia Ed Wood (1994), ficção-científica, Marte Ataca! (1996), horror A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), fantasia Big Fish (2003), animação em stop-motion A Noiva Cadáver (2005), literatura infantil Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e musical Sweeney Todd (2007).
Além do cinema, Burton realizou trabalhos para a televisão, comerciais, lançou livros e também empreendeu na internet. Para a televisão fez Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa (1984) e Alfred Hitchcock Presents: The Jar (1986), comerciais para a  Hollywood Gum e Timex; na internet criou a web série The World of Stainboy (2000) e no campo musical dirigiu o videoclipe de Bones (2006), música da banda The Killers. Em 1997, publicou o livro ilustrado The Melancholy Death of Oyster Boy and The Other Stories e em 2003, a editora norte-americana Dark Horse Comics apresentou os bonecos colecionáveis Tragic Toys for Girls and Boys

Embora seja conhecido, sobretudo como cineasta, Burton tem prosseguido com seus projetos pessoais como ilustrador, pintor e fotógrafo.

Os visitantes podem esperar muitas surpresas. Entre as novidades estão a expografia especial, criada pela equipe do museu em parceria com a Caselúdico, e uma nova divisão das seções originalmente criadas. 

O Mundo de Tim Burton conta ainda com uma sala inédita que revela quais foram as inspirações que influenciaram o cineasta em seu trabalho. O espaço foi montado a partir de uma lista feita por Tim Burton. Entre os itens estão pôsteres promocionais dos filmes King Kong (1976) e Frankenstein (1931), uma cópia do quadro A noite estrelada, de Vincent van Gogh, e uma foto de Edgar Allan Poe

A mostra traz ainda uma sala dedicada a projetos não realizados, e outra, à sua filmografia.
 

Serviço:

MIS - Museu da Imagem e do Som SP - Av Europa

de 04 de fevereiro a 15 de maio

10h às 20h (terça à sexta-feira)

9h às 21h (sábado)

11h às 19h (domingos e feriados)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ARTE PARA BRINCAR NO MASP

ARTE PARA BRINCAR  

EXPOSIÇÃO PLAYGROUNDS NO MASP






De 17 de março a 31 de julho de 2016, o MASP apresenta o projeto de arte contemporânea "Playgrounds", que contará com seis novas propostas de artistas e coletivos em torno do que é o espaço comum, o lazer, o lúdico e a participação dos públicos no museu. Os convidados são: Ernesto Neto (Rio de Janeiro), Yto Barrada (Marrocos), Céline Condorelli (França/Inglaterra), Rasheed Araeen (Paquistão/Inglaterra) e os coletivos Grupo Contrafilé (São Paulo) e O Grupo Inteiro (São Paulo).

O nome "Playgrounds" é apropriado da exposição individual homônima do artista brasileiro Nelson Leirner, realizada na inauguração do edifício do MASP, na Avenida Paulista, em 1969. A exposição Playgrounds, de Leirner, ocupou o Vão Livre d
o museu com uma série de obras participativas dispostas ao ar livre, ativando a rua e o espaço urbano e misturando os limites entre arte e a vida. A nova montagem de "Playgrounds", porém, não pretende recriar a exposição original com obras de Leirner, mas sim recuperar a dimensão do engajamento e do jogo como uma forma emancipatória e um modo de organizar a vida social e coletiva da comunidade do museu.

Essa dimensão está presente também na concepção museológica da arquitetura de Lina Bo Bardi, que atribuiu grande importância ao espaço público e às possibilidades que ele oferece no processo de construção de comunidades. Em um dos desenhos de Lina para o museu, Esculturas praticáveis do Belvedere, Museu Arte Trianon (1968), a arquiteta retrata a área do Vão Livre como um playground
para crianças. Com essa proposta, as crianças não só trariam alegria ao museu, mas também poderiam ter interesse em adentrá-lo e conhecer o acervo por vontade própria.

Em 2016, "Playgrounds" será um projeto interdisciplinar, que ocupará o Vão Livre e o 2º subsolo do MASP, integrando a exposição aos programas públicos e de mediação do museu. Dessa forma, a exposição pretende estabelecer espaços de diálogos e atividades no próprio espaço expositivo. A educação, antes um “serviço” oferecido após a concepção das exposições, se difunde em todo o museu – entendido como um ambiente de convivência, formação e compartilhamento de conhecimento que pode engajar diferentes públicos de modos variados.

"Playgrounds" tem curadoria de Adriano Pedrosa (diretor artístico do MASP), Julieta González (curadora de Arte Moderna e Contemporânea) e Luiza Proença (curadora de Mediação e Programas Públicos).

Mais informações: bit.ly/1QGkbdE

SERVIÇO:
17 de março de 2016 a 31 de julho de 2016
Local: 2º subsolo e Vão Livre do MASP
Endereço: Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Ingressos: R$25,00 (entrada); R$12,00 (meia-entrada)
O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo. AMIGO MASP tem acesso ilimitado e sem filas todos os dias em que o museu está aberto. O ingresso dá direito a visitar todas as exposições em cartaz no dia da visita.
Menores de 10 anos de idade não pagam ingresso.
O MASP aceita todos os cartões de crédito.





Crédito da imagem: "Carrossel de Maria Helena Chartuni no vão livre do MASP", década de 70, Biblioteca e Centro de Documentação do MASP. Foto Luiz Hossaka.

www.masp.org.br | 
facebook.com/maspmuseu | twitter.com/maspmuseu |instagram.com/masp_oficial

domingo, 14 de fevereiro de 2016

DECORAÇÃO COM ROSE QUARTZ - A COR DE 2016

EQUILÍBRIO, ACONCHEGO e PAZ!

As tendências sempre refletem o momento em que vivemos e o que desejamos. O mundo deseja acolhimento e paz.
Adorei as cores do ano lançadas pela Pantone!


Segundo a empresa,  "Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente acolhedor e um azul mais suave, refletindo uma conexão e bem estar bem como uma senso de ordem e paz". Concordo, aprovo e vou especificar em meus projetos pois mais que tendência, a proposta é atemporal.


Rosa e Azul são cores que nos lembram de menina e menino e de suas energias feminina e masculina em sua forma mais pura. Masculino e feminino em equilíbrio trazem o amor. Sofisticado e natural juntos trazem felicidade.

Separei algumas belas propostas com Rose Quartz em diferentes estilos.

O delicado equilíbrio é resultado das composições em "Rose Quartz" e "Azul Serenity"

Do equilíbrio entre energias masculinas e femininas nasce amor.

Do equilíbrio entre o sofisticado e o natural nasce a felicidade.

Separei alguns belos projetos de interiores que mostram as possibilidades desta proposta em vários estilos.

TOQUE DO ESTILO INDUSTRIAL

Um toque do estilo industrial torna o ambiente eclético e o rose quartz aparece de forma "cool" sem o característico romantismo associado à cor.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

JOVEM
Linhas retas e limpas no design das peças, espaço para circular livremente, muita luz natural e detalhes que mostram a personalidade do morador.
O Rose Quartz aparece no detalhe do aparador com pés palito.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________


COM CINZA FICA PERFEITO!
Rose Quartz pode aparecer nos detalhes de ambientes onde predominam o cinza. A cor aquece e deixa o conjunto mais acolhedor.
Nesta sala aparece na parede e tapete. Na sala de jantar ficou perfeito na laca da cadeira. Destaque para os lustres em cobre.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ROMANTISMO
Este quarto com mistura de estilos ficou muito aconchegante.
cama provençal em perfeita sintonia com o criado e toda a produção.

Dica para compor um cantinho de trabalho no quarto é essa mesa cavalete com cadeira em rose quartz. Destaque para a produção com quadros cuidadosamente colocados no chão; parace improviso mas é tendência. Muitas belas produções com quadros apoiados.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTILO ECLÉTICO
Que tal uma geladeira rosa? Proposta super atual e eclética  alinhada com a tendência de cores para 2016. Amei a geladeira na cor "Rose Quartz"! 
O revestimento do piso no clássico preto e branco, peças de design e o toque irreverente completam a proposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O METAL
Perfeito para compor o decór com Rose Quartz é o cobre que já aparece forte há dois anos e agora deve predominar
.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ELEGANTE
Adorei este quarto. O destaque fica por conta do armário laqueado com rose quartz. O tapete cinza serve de base para um resultado mais adulto para a proposta.
Ao lado uma sugestão para produção com detalhes em rose quartz; bem simples de fazer e fica lindo.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MADURO E DISCRETO
Um pouco mais fechado, o tom aparece nesta proposta no revestimento das cadeiras.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________