segunda-feira, 29 de março de 2010

Mandalas - O Poder dos círculos mágicos.


Saiba como usar os desenhos sagrados para trazer a harmonia do cosmos e a energia divina para sua vida

por Adriana Scartaris
artigo publicado na Revista Feng Shui em Casa e no Diário da Beleza

Primeiramente devemos abstrair o conceito de Mandala. Um círculo, onde todos os elementos, formas e cores giram e nascem de um ponto central. Esta forma perfeita é uma maneira de representar o Uno e o Múltiplo; ou seja; Deus e toda sua criação. Numa Mandala todos os elementos são eqüidistantes do centro e existem em simetria e ordem em torno dele.
Ao observarmos atentamente uma Mandala, notamos que seu ponto principal é o centro de onde tudo se desenvolve. Nosso olhar é atraído para o centro da Mandala e somos cercados pelo campo energético limitado pela linha contínua que cerca todas as suas formas. Numa Mandala, a área interior é considerada sagrada e tudo o que está fora de seus limites, é considerado profano; é, portanto uma representação do limite entre o divino e o mundano. Dentro de uma Mandala, estamos protegidos, em contato com o cosmos e suas poderosas vibrações positivas.
A palavra “mandala” vem do sânscrito, mas encontramos representações de Mandalas nas mais remotas culturas; há registros em inscrições rupestres em sítios arqueológicos.
Houve uma época em que seu uso merece destaque. O período Gótico. A época das cruzadas e da inquisição marcou o uso das Mandalas em templos sagrados; basta observar as belas rosáceas góticas nas catedrais. Um período de extremo caos exterior onde o homem buscava um contato maior com o divino. A busca desta maior proximidade pode ser notada em toda a produção do período gótico; as catedrais com suas torres delgadas e longas parecem tentar atingir o céu e encontrar Deus, longe do mundo que as cercam. As janelas trazem luz para seu interior, através de Mandalas em vitrais.
Jung, nos tempos modernos da nossa cultura estudou as Mandalas e descobriu que elas surgem como manifestação espontânea em situações de tendência autocurativa da alma. Hoje, é comum observarmos o uso das Mandalas com função terapêutica.
O campo de força gerado por uma Mandala está intimamente ligado às suas formas, cores e estrutura numérica.
As Mandalas têm o poder de modificar o estado vibracional de nosso dia a dia e também exercem influência sobre os ambientes em que estão. Olhar para uma Mandala é um exercício bastante interessante. Quanto mais tempo se dedicar a este exercício, mais sentirá seus efeitos benéficos. Alguns minutos por dia serão suficientes. Se ficar por mais de meia hora observando uma Mandala em estado de concentração, provavelmente acabará meditando sob sua influência. Escolha a Mandala que tem a programação adequada de acordo com o que deseja receber. Uma Mandala jamais terá um efeito negativo, poderá apenas vibrar uma energia da qual não se necessita naquele momento se não for adequada. De qualquer maneira, seus efeitos serão sempre benéficos.
É possível aplicar o conceito das Mandalas com suas belas imagens, na decoração, no paisagismo, na criação de logomarcas, na arte, na culinária, enfim, podemos usar suas cores, base numérica e formas para criarmos uma disposição de móveis e objetos em nossos ambientes, em nossos jardins, em nossa identidade corporativa. È mais uma poderosa ferramenta que nos auxilia na criação e design.

Abordaremos nesta matéria as Mandalas com suas aplicações quanto à estrutura numérica. Num crescente, o estudo passa pelo conhecimento do uso das formas, cores, aplicação para ativar os chakras e uso como terapia, onde ao colorir os desenhos sagrados, fazemos um exercício de autoconhecimento e mudamos nosso padrão de energia.

A numerologia e a Mandala
 A base numérica da Mandala, ou seja; o número de divisões de seu espaço interior, altera seu campo vibracional e determina sua aplicação.
Estudaremos aqui as Mandalas com base numérica de 1 a 12. Lembre-se de que também pode utilizar os múltiplos destes números para criar suas próprias Mandalas. Importante frisar que uma Mandala perderá sua força vibracional se utilizar mais de uma base numérica; procure utilizar apenas uma fração para criar ou escolher sua Mandala.











INÍCIO
Mandala - base numérica 1
Diretamente ligada a Deus. É muito poderosa, considerada como o início, a semente. Note que seu olhar será conduzido para o centro, como que mostrando o caminho para a origem, o sentido e o poder da criação. Adequada quando existe uma situação de início, ou seja; quando um novo ciclo ou projeto se inicia. Sua influência está na criação, dando impulso e energia para trilhar novos caminhos. Também por estar representando a criação e estar ligada à Deus, traz proteção espiritual.







EQUILÍBRIO
Mandala - base numérica 2
Representa o equilíbrio entra duas polaridades; a feminina e a masculina, a positiva e a negativa, a de ação e a de intuição. Em seu conceito, notamos uma terceira força ligada ao poder do equilíbrio. Está associada à representação da mãe.  Sua energia também ativa a intuição e a receptividade. Utilize esta Mandala para trazer equilíbrio e saúde.







TRINDADE
Mandala - base numérica 3
Representa a Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Representa também a força das conquistas da matéria por motivações espirituais. Observando uma Mandala de base numérica três, notamos que nosso olhar se dirige igualmente em três direções distintas, mas que se comunicam entre si. Este conceito ativa a comunicação e o poder de concentração de maneira a expandir nossos horizontes. Utilize esta Mandala para gerar expansão com proteção espiritual.









AÇÃO
Mandala - base numérica 4
Esta é uma Mandala de ação. Age no plano das realizações materiais. O quatro é um número de solidez e ordem. Está associada à representação do pai. Note que sua composição bem como sua estrutura são bastante ordenadas. O quatro é o número da matéria, do exato; são conceitos intimamente ligados ao trabalho e seus resultados. Utilize esta Mandala para ativar situações sólidas de trabalho, negócios e organização.







DESAPEGO 
Mandala - base numérica 5
Ativa a liberdade, a alegria e a fluidez. Leve, esta Mandala comumente utilizada em rituais religiosos, pois atua de maneira a ativar o desapego e ampliar as influências benéficas que temos ao nosso redor. Utilize esta Mandala para os momentos em que sentir necessidade de deixar as cobranças e situações desagradáveis para trás, ativando apenas o que é leve e prazeroso.







AMOR
Mandala - base numérica 6
Ligada à Família e ao amor. É uma Mandala que ativa o equilíbrio, inclusive nos ambientes em que está exposta. O número seis também está ligado às associações, tanto no plano afetivo, como comercial. Atua ativando as energias de ação e intuição sempre que necessárias. Utilize esta Mandala para afastar energias ruins e ativar uniões.







MAGIA
Mandala -base numérica 7
A vibração da Mandala com base numérica 7 é mística, podendo ser associada à magia.
Está intimamente ligada à evolução espiritual por meio do crescimento interior. Representa também o poder da influência da espiritualidade sobre a matéria e o progresso através da evolução da alma. Ativa também a fé em tudo o que é divino e estimula a ligação com o que é superior. Utilize esta Mandala para trazer força do plano espiritual para suas realizações.







SUCESSO
Mandala - base numérica 8
O oito, dobro de 4 que é o número da materialidade, ativa os resultados materiais. Está associado ao resultado do esforço, como uma colheita após um árduo trabalho de plantio e cultivo. Mostra tudo o que vem por merecimento. Muitas vezes usada para atrair o sucesso, esta, é uma Mandala de extremo poder no campo material. Lembre-se sempre que sua utilização será adequada para ativar a chegada das recompensas pelo esforço do trabalho.







MEDITAÇÃO
Mandala - base numérica 9
Indicada para a meditação. Favorece à introspecção e amplia a visão mais profunda e a compreensão dos mistérios do universo. É preciso abstrair e compreender a necessidade da reflexão e da espera para conhecer os poderes da Mandala com base numérica nove. Intimamente ligada à sabedoria, esta Mandala ativa o contato com a evolução interior. Também tem grande poder de proteção. Utilize a vibração da base numérica nove para quando estiver em momentos de profundo aprendizado e reavaliação da vida e de seus conceitos e atitudes. Esta Mandala o protegerá e ativará a chegada da verdadeira recompensa por sua evolução.







RENOVAÇÃO
Mandala -base numérica 10
Esta é uma Mandala de renovação. Sua base também está estruturada no número 1, ou seja; o início, a criação. Ativa o campo das ações e do dinamismo. Note o movimento em sentido horário no seu interior. É ágil e poderosa a sua vibração. Também ativa o otimismo e traz sorte.
Utilize a Mandala com base numérica 10 para quando estiver iniciando um novo ciclo ou projeto importante; sua vibração ativará a energia e proteção necessárias para este momento.








APRENDIZADO
Mandala -base numérica 11
Esta Mandala ativa e protege o que temos em nossas vidas. O número 11 está ligado às tradições e ao aprendizado. Sua vibração traz o conceito da maternidade e de tudo o que ela representa; a formação e a educação em seu sentido mais amplo; o de formação de um indivíduo. Utilize a vibração da Mandala de base numérica 11 para receber proteção para a expansão e para manter suas conquistas.









DESTINO
Mandala -base numérica 12
A Mandala de base numérica 12 está diretamente ligada ao encerramento de um ciclo. Ativa o cumprimento de todas as passagens de aprendizado de um ciclo para abrir caminho para uma nova etapa da existência. O destino também se ativa nesta Mandala. Utilize sua força vibracional para compreensão de seu destino e proteção para encerramento de um ciclo de aprendizado e início de outro.