Uma experiência carregada de tecnologia, harmonia, puro design e tradição!
por Adriana Scartaris
fotos Adriana Scartaris
ESTÚDIOS PININFARINA - TORINO / ITÁLIA PAOLO TREVISAN E ADRIANA SCARTARIS |
Mais que o grande
estudio de design que está a frente de criações como os incríveis carros esportivos de luxo que são objeto
de desejo, a Pininfarina cresceu inspirada nos valores de
criatividade, experiência e inovação, sem esquecer a tradição e vem encantando
consumidores desde 1930 concebendo produtos emblemáticos em diferentes
segmentos.
Em minha última
visita à Itália, em abril deste ano, tive a honra de ser convidada para
conhecer os estúdios de onde saem as mais incríveis criações do design mundial.
Com sede em Turim
desde 1930 a Società
Anonima Carrozzeria Pinin Farina evoluiu de uma empresa artesanal para um grupo
internacional que pode atuar como uma indústria automotiva global. Hoje
Pininfarina, concentra-se nas atividades de projeto, serviços de engenharia
(automotiva e não automóvel) (desenvolvimento de produtos, testes, o protótipo
de construção) e na concepção e realização de pequenas séries ou de carros
originais, o chamado Fuoriserie.
Fui recebida pelo Chief Designer da Pininfarina, Paolo Trevisan.
Na empresa desde 2000, Paolo é responsável pelo controle de todos os processos da cadeia de design de produtos Pininfarina Extra, desde as etapas de pesquisa e análises até a fase de protótipos e o plano de marketing dos produtos. Paolo também desempenha o cargo de Coordenador Master do Instituto Europeu de Design, organização pela qual trabalha desde 2001. Durante a visita aos estúdios pude conhecer entre muitos projetos, o projeto arquitetônico que em breve estará concluído em São Paulo e adianto que é realmente impactante.
BATTISTA "PININ" FARINA |
Battista "Pinin" Farina nasceu em Turim, 2 de
novembro de 1893.
Poucos sabem que Pininfarina transformou-se em sobrenome
graças à contribuição de Battista, o pequeno (pinin) Farina trouxe ao país. Graças
a ele hoje marca e família são conhecidos como referência no mundo do design. O sobrenome Farina foi mudado
para Pininfarina em 1961 por decreto presidencial.
Aos onze anos, ele começou a trabalhar no pequeno negócio criado
por seu irmão mais velho John, "Estabelecimentos Farina."
Durante a Primeira Guerra Mundial, ele supervisionou
pessoalmente a construção de aviões Aviatic da escola, ele recebeu uma comenda
militar.
Em 1920, ele foi para os Estados Unidos. Em Detroit foi
recebido por Henry Ford, que o convidou para ficar na América e trabalhar para
a sua indústria, mas preferiu voltar para a Itália onde casou-se com Rosa
Copasso, com quem teve dois filhos, Gianna, nascida em 1922 e Sergio, nascido
em 1926.
Pininfarina sempre muito interessado no progresso técnico
criou mais que uma empresa. Criou o estilo Pininfarina de projetar.
O
Museu logo na entrada dos estúdios é um presente para os amantes do design e o
visitante é recebido com uma máxima do mestre.
“Stile italiano significa senso della
proporcione, simplicità e armonia di linee, sicché quanto é trascorso um tempo
considerabile si pero ancora notare qualcosa che risulta piu vivo del ricordo
della beleza”.
“Estilo italiano significa senso de
proporção, simplicidade e harmonia das linhas de modo que mesmo que passe muito
tempo, você ainda sentirá viva a memória da beleza”.
Pinin Farina
Tokio, 1960
LANCIA FLORIDA II - 1957
PAOLO TREVISAN APRESENTA OS MAIS EMBLEMÁTICOS CARROS CONCEBIDOS POR PININFARINA |
Na
década de 1950, Pinin Farina, mudou a forma de arquitetura automotiva.
O
emblemático show car Lancia
Flórida desencadeou uma revolução de
estilo em todo o mundo com uma influência ainda se pode ver hoje.
Historicamente
poucos estudos de design oferecem um exemplo tão claro de uma verdadeira nova
forma.
Não
havia nada como a Flórida, em trabalho anterior ao de Pinin Farina e quando ele
foi exposto causou surpresa sobre o mundo no Salone dell' Automobile Turim, na
primavera de 1955.
Notavelmente
limpo para a época e quase sem artifícios decorativos, seu projeto privilegia
as formas com para-brisa envolvente e vidros das portas sem moldura. A abertura
central das portas sem pilar de sustentação revolucionou o design
automobilístico.
SPIDER EUROPA "VOLUMEX" 1983
Apenas
500 peças deste modelo foram construídas e a maioria exportada para a Alemanha.
O
Spider Volumex foi desenvolvido a partir do FIAT 124 e sua produção iniciada em
1966.
Em
1982 surgiu a versão Spider Europa e o modelo top de linha, O Volumex foi
construído em duas cores: Rubi metálico (361 peças) e Preto metálico ( 139
peças).
FERRARI SINTESI - 2008
O conceito de design do SINTESI permite dar forma às
peças mecânicas ao redor dos passageiros. Linhas fluidas em loop contínuo que
se estende por todo o carro a partir da asa dianteira mesclando-se ao
pára-choque traseiro e contorna a janela lateral mergulhando de volta ao
encontro da asa dianteira. O peso dos
componentes mecânicos é distribuído por toda a estrutura do carro. Segundo a
Pininfarina “ Nossa fonte de inspiração para o SINTESI é a liberdade do homem
em relação à tecnologia; um carro em que a tecnologia dá liberdade criativa de
volta para o designer e nos permite explorar novas formas e futuros cenários”.
2UETTOTTANTA - 2010
2uettottanta - 2010 |
Um
carro esporte para desfrutar. Concebido para
o motorista que aprecia a vida ao ar livre e vive a experiência
sensorial que mistura vaidade e entretenimento.
O
2uettottanta ganhou o prêmio Car Design of the Year Award como o melhor projeto
do carro de 2010.
Produzido
para marcar o 80º aniversário da Pininfarina e o centenário da Alfa Romeo e é
uma homenagem ao Alfa Romeo Duetto.
Representa
o apogeu da parceria entre as duas empresas italianas.
O
nome significa muito para os carros esportivos italianos:
2
refere-se à configuração de dois lugares
2etto
à influência do clássico Alfa Duetto
Ottanta
(80 em italiano) representa o número de anos que a Pininfarina move o mercado
com suas criações.
FERRARI SP12 EC - 2012
FERRARI SP12 EC - 2012 "EC" = ERIC CLAPTON |
Concebido
para seduzir os clientes mais exigentes da marca italiana.
O
carro leva o selo Pininfarina e traz uma novidade da marca que aposta nas
versões customizadas e limitadas que levam o nome de famosos convidados
especiais como esta que tem seu interior assinado por Eric Clapton.
A
Ferrari SP12 EC é uma combinação entre a
força da Ferrari 512 BB com o estilo e modernidade da Ferrari 458
Itália.
Esta
versão tem a parte inferior da carroceria em preto fosco e o restante no
tradicional vermelho Ferrari, além disso uma asa traseira acentuada que lembra
clássicos como 308 e 288 GTO.
FERRARI SERGIO 2013
FERRARI SERGIO - 2013 |
O
carro é inspirado nas grandes conquistas de Sergio ao longo de sua vida e tem
características esportivas concebidas para despertar o sentimento de alegria e
paixão ao dirigir o esportivo que é uma fonte de emoção e adrenalina.
Sergio Pininfarina entrou para a empresa da família em 1950, quando se formou em engenharia mecânica pela Escola Politécnica de Turim. Em 1966, após a morte do pai, assumiu estúdio. Sergio Pininfarina assina a criação de inúmeros modelos da Ferrari, entre eles a Enzo, Testarossa, além da 550 Maranello, a F355 Spider, a Mythos, o Cadillac Allanté, o Alfa Romeu 164, o Lancia Montecarlo e outros de marcas como Peugeot, Honda, Fiat e Jaguar
Nenhum comentário:
Postar um comentário