Apresentada na 29ª ediçao de CASA COR SP no ambiente JOALHERIA concebido pelas designers Adriana Scartaris e Semara Brito.
PROJETO JOALHERIA DESIGN - CASA COR SP 2015 por ADRIANA SCARTARIS e SEMARA BRITO 3D THIAGO LUZ |
PROJETO JOALHERIA DESIGN - CASA COR SP 2015 por ADRIANA SCARTARIS e SEMARA BRITO FOTO ADRIANA SCARTARIS |
foto Adriana Barbosa |
A Realidade
Virtual – VR (Virtual Reality) – é um instrumento utilizado para trazer mundos
imaginários para o mundo real. Na trilogia Matrix, dirigida pelos irmãos Wachowski, o personagem
Morpheus reflete: “Se você nascesse imerso nesse mundo, da realidade virtual,
como saberia a diferença entre o que é real e o virtual?”
Para Caio
Cardoso Lucena, engenheiro e empreendedor da startup VR4BI, vivemos
a infância da VR. “E o mais novo integrante da família é a Realidade Virtual
Móvel. Ao contrário do que acontecia no filme de ficção científica Matrix,
ainda podemos diferenciar o mundo em que vivemos do virtual”, reflete.
VRMóvel
aplicada na arquitetura e decoração
Para o
evento Casa Cor 2015, o empreendedor desenvolveu uma experiência de Realidade
Virtual Móvel para o ambiente Joalheria idealizado pelas arquitetas Adriana
Scartaris e Semara Brito. A experiência é comandada pelo próprio usuário.
Ao colocar
os óculos, ele consegue vivenciar o interior da maquete do projeto. A
exploração do espaço é feita ao sabor de trilha sonora e de um roteiro que
explica o conceito do projeto criado pelas profissionais. O usuário tem o poder
de dar o start
na experiência, explorar o espaço e a decoração e pará-la a partir de uma
interface no touch.
Ou seja, ao olhar para os objetos, é possível ativar os comandos da interface.
Outro aspecto muito importante é que, segundo Caio Lucena, as experiências são
projetadas considerando o conforto visual, a segurança e a ergonomia do
usuário.
Trata-se de
uma nova forma de vivenciar o ambiente e de o arquiteto apresentar o conceito
arquitetônico do projeto com alta tecnologia móvel e interativa. “A VR leva a
pessoa para um mundo digitalmente projetado, tendo o potencial de gerar
experiências que seriam impossíveis no mundo real. Ao vivenciá-las, o cérebro
perde a noção do que é realidade em alguns momentos”, conta Caio Lucena.
Você
sabe a diferença entre
VRFixa e VRMóvel?
A VRFixa
depende do processamento de um computador e de um dispositivo de visualização
conectado. Já a VRMóvel tem o potencial de libertar o usuário das amarras de um
desktop/ notebook, deixando-o livre para vivenciar as experiências em qualquer
local.
Vantagem
competitiva para o arquiteto
Os novos mercados
que estão surgindo utilizam ferramentas originalmente projetadas para a
indústria dos games. No segmento da arquitetura, a VRMóvel possibilita ao
arquiteto/decorador apresentar o projeto de decoração/arquitetura para o
cliente interagir através de uma vivência no ambiente idealizado.
Já para as
construtoras, a VRMóvel permite mostrar o ambiente projetado para o cliente
conhecer, vivenciar e interagir, antes mesmo de ele ser construído, por meio da
utilização da maquete eletrônica. O empreendedor Caio Cardoso analisa que esta
é uma ótima saída para otimizar custos. “A VRMóvel dispensa a necessidade da
construção e do investimento no espaço decorado”.
EQUIPAMENTO - foto Adriana Barbosa |
Quem
é a VR4BI?
VR4BI
é uma empresa startup que capacita as empresas e organizações a acelerar a compreensão
de dados, reduzir os custos de operação e manutenção e diminuir a necessidade
de apresentações ao vivo por meio da implantação de tecnologia e aplicações de
Realidade Virtual – Fixa, Móvel e WebVR. A promessa da marca é prover as
empresas com soluções eficazes e eficientes de realidade virtual visando
diminuir custos, aumentar a produtividade e a compreensão de realidades
subjetivas.
foto Adriana Barbosa |
Caio Cardoso Lucena
CEO da VR4BI, Caio Cardoso Lucena é mestre em Gestão pela
Fundação Getúlio Vargas – EAESP, engenheiro elétrico/ PUC-SP e especialista nas
áreas de Dados Abertos, Visualização de Dados, Georreferenciamento e
Inteligência de Negócios. “A meta é em dois anos ser um player global em
experiências virtuais para negócios”, declara o CEO.
Créditos
da experiência de Realidade Virtual Móvel realizada na Casa Cor São Paulo 2015
projeto de
Realidade Virtual Móvel - Caio Cardoso Lucena (CEO)
projeto de arquitetura e
decoração - Adriana Scartaris e Semara Brito
texto - Cida Barros
designer 3D - Thiago Luz
locução - Robson Ferri
edição de som - Álvaro Zanella
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