domingo, 12 de dezembro de 2010

MESAS DECORADAS PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

MESAS DECORADAS PARA NATAL E FINAL DE ANO
Por Adriana Scartaris

As festas de Natal e Reveillon estão chegando e é hora de pensar na decoração para as mesas das ceias de Natal e Reveillon.
Durante este ano fizemos algumas mesas decoradas que podem servir como dicas para sua festa.  Também destacamos alguns dos belos trabalhos de arquitetos de designers da Mostra D&D.
Dentre estas propostas certamente você encontrará idéias simples e criativas.


A Mesa de Natal do Casal Apaixonado de Adriana Scartaris  para a mostra Espaço Santa Helena 2010.
Detalhes em dourado e vermelho na composição. Os buquês em rosas vermelhas funcionam como arranjos individuais e a toalha feita com tecido adamascado recebe aplicação de galhos de orquídeas em seda na cor champagne que entrelaçadas com fita de organza fazem o acabamento.   Um fio montado com cristais, folhas douradas, orquídeas em seda e um beija-flor dourado para completar o toque de romantismo e sofisticação.





A Mesa Ano Novo da Oportunidade em Homenagem a Olga Bongiovanni de Adriana Scartaris

É uma proposta despojada montada em uma grande mesa de centro. Baseada na técnica do Feng Shui, a mesa traz no centro a Deusa da Oportunidade gentilmente cedida pela apresentadora para a inauguração da mostra. Olga tem esta bela escultura e conta o mito da deusa como ninguém!
Nos faz pensar e desejar a todos um Ano Novo cheio de maravilhosas oportunidades.
É o que desejamos a todos e especialmente a amiga Olga!

Você conhece a Deusa da Oportunidade? Quem não gostaria de conhecê-la?
Conta-se que a Deusa da Oportunidade é uma figura feminina muito, muito bonita, porém com um tufo de cabelo somente na testa (no terceiro olho ou no sexto chakcra, se quiserem...) e é totalmente lisa, totalmente calva atrás, na nuca.
Certa vez fui perguntar para o "GRANDE FABRICANTE", Deus, por que a Deusa da Oportunidade é assim: muito bonita, mas com um "rabo de cavalo" na testa e totalmente calva atrás, na nuca.
Ele então respondeu: Meu filho, quando a fiz, em tudo pensei. Ela é a Deusa do que?
Da Oportunidade... - respondi.
Pois bem. Eu a fiz uma mulher muito bonita para que quando a Oportunidade estivesse em sua frente, você notasse, percebesse que a SUA Oportunidade esta aí, na sua cara, na sua frente.
Coloquei esse tufo de cabelo, esse rabo de cavalo na testa dela para que quando a Oportunidade passasse em sua frente você a agarrasse firmemente com as duas mãos!
Por que, se não,... Já era! Depois que passa e você deixa escapar... você não mais poderá pegá-la. Poderá até pegar outra... mas a Oportunidade que perdeu, não mais!!!



Para completar a proposta, xícaras de café e chá com asas guardam porções de lentinhas, romãs e velinhas aromáticas. A cor púrpura ativa a prosperidade segundo o Feng Shui.

Mesa para ativar a FAMÍLIA de Adriana Scartaris para o Restaurante Sense Experience da Mostra Equipotel 2010 

O Guá da Família, associado ao elemento madeira, traz a energia e a força da natureza que se move para cima como uma árvore em crescimento. O trigrama associado é CHIÊN, ou Trovão, que simboliza a energia dos mais velhos. A associação diz que como o trovão que vem antes da chuva, nossos ancestrais vieram antes de nós e devem ser respeitados e honrados. O conceito deste Guá remete à proteção e sabedoria dos ancestrais, ao núcleo acolhedor da família como a conhecemos e ao conceito de hierarquia no ambiente de trabalho. Outra maneira de abstrair o conceito do Guá da Família é refletir sobre sua associação com a primavera, tempo de renovação, de renascimento; quando a natureza mostra toda sua força depois de se retrair no inverno, para explodir em vida e em cores. É como se disséssemos sobre a importância da proteção da família em nossos re-começos. Complementar ao Guá da Família está o Guá da Criatividade que fala das crianças e da prole; lembrando-nos da continuidade e da importância de passarmos nosso aprendizado para os que chegam. Este área está relacionada ao crescimento da natureza, ao nascimento e multiplicação. Para ativar a energia da multiplicação e fecundidade, o serviço de mesa e os arranjos florais se complementam em seus simbolismos. As flores dos pequenos arranjos individuais como o copo de que leite purifica e eleva a energia da fertilidade e multiplicação, complementam a decoração dos pratos com o tema de frutas. O figo é símbolo de fecundidade e fertilidade e por este motivo decora o serviço escolhido para a mesa que ativa a Família. A cor verde simboliza a natureza e está presente nos detalhes da composição.

Mesa para ativar a SAÚDE de Adriana Scartaris  para o Restaurante Sense Experience da Mostra Equipotel 2010 

Para o Feng Shui, a saúde está no equilíbrio. A área que trata da Saúde é representada no Ba-guá pelo símbolo Tai Chi e está no seu centro. O centro do Ba-guá simboliza a unidade, o equilíbrio do todo. O Tai Chi tem aspectos unificados dos oito Guás do Ba-guá. É desta unidade que nasce o verdadeiro equilíbrio. Para o Feng Shui, esta área está diretamente ligada à saúde, pois saúde é o equilíbrio e harmonia de todos os aspectos de nossas vidas. Representado pelo símbolo que contém as duas energias que regem o universo; a masculina e a feminina em sua verdadeira essência e em equilíbrio, o Tai Chi pode ser considerado como o resultado ou como o ponto de partida. Nele estão contidos o tudo e o nada, a ação e a reação, o motivo e a conseqüência. Por este motivo a mesa escolhida para ativar a SAÚDE está no centro do restaurante. Redonda como o símbolo que rege o equilíbrio, a mesa composta de 5 lugares que se somam as 4 velas do centro compondo o número 9 que vibra a energia de doação universal. A decoração dos pratos com dois delicados limões sicilianos remete ao símbolo do equilíbrio onde duas forças se completam e se fortalecem. Os arranjos florais destacam o tom amarelo que ativa ao elemento Terra da área da Saúde. As flores completam o simbolismo. As orquídeas já foram utilizadas por astecas e chineses para a cura de doenças. As rosas, presentes nos arranjos florais e nos porta guardanapos, em tons alaranjados simbolizam a elevação da auto-estima e energia vital.



A mesa com o tema Café da Manhã de Cris Ayrosa e Jô Campos para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010 
Traz soluções simples e muito criativas.
Garrafas de vidro azul decoradas com pequenos laços de fita e sempre-vivas amarelas e os vasinhos de sempre-vivas azuis dão o tom da composição. Laços de fita envolvem as pilhas de pratos do serviço.

Outra solução simples. O arranjo feito com garrafas de cerâmica branca, uma chaleira em ágata e xícaras brancas e flores trazem os ares do campo. Os talheres envolvidos em laços de organza azul e os porta guardanapos feitos com laços de fita e flores de parafina completam a proposta.




Em homenagem à Hebe Camargo, a proposta de Claudia Pina e Ivone Gama para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010.

A proposta traz requinte e sofisticação.
O  arranjo de mesa com dois belos buquês de rosas vermelhas, ganha destaque com a luminária na forma de diamante toda em cristal.
Sobre a mesa, cristais em vários tamanhos


Para o serviço tons terra compõe uma atmosfera dourada. Cristais também aplicados na borda do sousplat e o belo porta guardanapos em forma de anel de diamantes. Destaque pêra o pequeno arranjo individual; uma delicadeza para cada convidado.


A mesa de Claudia Pixu trouxe o tema Casa e Comida para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010 .
Flores naturais e pequenos potes com musgo verde compõe o arranjo de mesa.

Uma maneira original de montar os talheres com guardanapos em taças. Bela sugestão!

A Mesa Ecológica de Cristiane Schiavoni para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010 traz uma ótima sugestão. 

Frutas naturais, luminárias em ferro, garrafas em vidro colorido, velas e cachepots em madeira. Peças que temos em casa e que fazem uma composição atual e arrojada.


Danielle Cortez e Natália Meyer criaram a Mesa Almoço na Praia para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010.
Atmosfera de frescor com flores naturais em vasos de vidro incolor.  Os tons de azul servem de base para a cor laranja das flores e o resultado é leve e alegre

Deborah Roig criou a Mesa Almoço no Campo para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010.
Materiais naturais e flores do campo completam a proposta.  Um delicado ramo de flor no porta guardanapos é um charme especial.



Jóia Bérgamo criou a Mesa Ano Novo em Homenagem à Daniela Zurita para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010.
O arranjo central em flores naturais veste toda a extensão da mesa. Luminárias em vidro com velas brancas para completar o conjunto. Importante lembrar que a altura ideal para o arranjo não deve passar muito da altura das taças.


José Roberto Moreira do Valle criou e Mesa Happy Hour para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010. 

Uma bela idéia para uma proposta mais informal sem perder a sofisticação que as festas de final de ano pedem.  Interessante o uso de livros como base para as taças e balde de gelo.


De Lidia Damy Sita é a Mesa em Homenagem a Olga Krell para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010. 
Discreta e elegante como a homenageada, esta proposta traz materiais naturais e detalhes artesanais como os caminhos de mesa.  Objetos decorativos em madeira como o delicado anjo e os castiçais; uma boa idéia para a mesa da ceia de Natal.


Marcelo Sampaio criou a Mesa Aniversário de 15 Anos para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010. 

Destaque para o arranjo que mescla flores naturais com flores em tecido estampado e tule. Para uma proposta alegre e descontraída. Uma mesa para a ceia de Reveillon na casa de praia por exemplo.



Mesa Primeiro Natal de Vanessa Biasi para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010  

Uma proposta clássica e cheia de detalhes muito bem elaborados. As cadeiras cobertas com tecido branco preso com laço de fita no encosto e arremate com enfeites de Natal.


Lindo efeito que traz a magia da árvore de Natal para a decoração da mesa.

Zoe Gardini trouxe brasilidade para a Mesa em Homenagem a Helô Pinheiro para a Mostra D&D de Mesas Decoradas 2010.
Cores nas frutas, flores e folhagens nesta proposta cheia de energia e simples de fazer.

O toque especial fica por conta da tela que serve de fundo para a composição.


Preparei mais dicas e sugestões. Veja mais no meu site.

4 comentários:

  1. gostei tenho 12 anos sou cordenadora de festa estilistica , natal, ano novo . entre outrous::;:;''''

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Parabéns pela decoração das mesas. Uma mais linda do que a outra. Fantástico. Como é agradável ver coisas de extremo bom gosto e criatividade. Mais uma vez, meus parabéns

    ResponderExcluir
  3. nosssa muitoo lindo fquei maravilha comm tudoo parabenss lindoooosss

    ResponderExcluir
  4. esta lindoooooo mais lindoo mesmo

    ResponderExcluir