quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FENG SHUI - Preparando a cena para o sucesso.

Palestra  no 1º FÓRUM INTERNACIONAL DE EMPREENDEDORISMO EM CLÍNICAS E SPAS
31 DE AGOSTO DE 2010


-->
Preparando a cena para atrair o Sucesso

Primeiramente, precisamos abstrair o conceito de sucesso para o Feng Shui. Quando falamos de sucesso, falamos também de iluminação, de brilho.
Que vem a ser este brilho? Mais que fama, o brilho e a iluminação de que tratamos no guá do Sucesso,  trazem um conceito mais abrangente de auto-realização  e luz interior.
O elemento do guá do Sucesso é o Fogo e é este, que ilumina e mostra o caminho para que se chegue à “claridade interna”. Não existe sucesso sem luz interior.  
Quando analisamos o baguá, notamos que o guá oposto ao do Sucesso, é o do Trabalho. Esta observação nos ajuda a compreender melhor o significado do sucesso. É o resultado do trabalho e da persistência durante toda nossa vida, em busca daquilo que queremos e que nos é realmente importante.
De uma forma  geral o Feng Shui pode ser aplicado intuitivamente.  O Feng Shui intuitivo difere da abordagem clássica e técnica, justamente por estar fundamentado no instinto, no sentimento e na intuição. Estas três poderosas forças conferem a todo o indivíduo, a condição de exercer o que chamamos de sabedoria inerente. Para muitos, essa força se traduz como intuição; importante lembrar que quando traduzimos os caracteres da língua japonesa utilizados para  a palavra intuição, temos o significado literal : habilidade original.
Portanto, é  possível “preparar a cena” para atrair o Sucesso em todos os ambientes que nos cercam.  Com base em conhecimentos e reflexões sobre os vários simbolismos do Feng Shui aliados à sabedoria inerente, é possível tratar não somente nossos espaços, mas várias situações de nossas vidas com foco no Sucesso.
Certamente os designers de hoje e do futuro jamais poderão desprezar a tecnologia e os computadores; mas, viverão cada vez mais sob a luz da intuição e do instinto, lançando mãos destes conhecimentos atávicos para a criação de ambientes vitais, onde os conceitos “vento e água“ tenham um significado real e sejam sentidos em toda sua amplitude: O ar realmente puro  inundando todos os espaços e a água fluindo livremente.

Concluímos portanto, que tudo o que se relaciona ao guá do Sucesso, tem relação direta com a luz e o brilho. Do elemento fogo, podemos abstrair a forma triangular como a da chama e a própria sensação de calor que o fogo produz. As cores ideais para ativar este guá são todos os tons de vermelhos, alaranjados e dourados.






A Sala Vip ambientada por Adriana Scartaris como coautora para os palestrantes do congresso recebeu o simpático Dr. Robert Rey; um dos mais conceituados nomes do evento.
Palestra do Dr. Robert Rey para 1200 pessoas.


Palestra de Adriana Scartaris para o Fórum de Empreendedorismo



-->
-->

 PROSPERIDADE

Como atrair abundância e prosperidade para nossas vidas?

Para o Feng Shui, uma casa próspera, deve ter não apenas riqueza, mas fartura e abundância de harmonia e saúde.
Esta máxima, jamais deve ser esquecida, pois o bem estar é nossa maior riqueza e base para todas as nossas conquistas.
Existem algumas dicas básicas  e práticas para aumentar sua prosperidade:

PORTA DE ENTRADA
Para o Feng Shui, a porta de entrada é importante área por onde a energia positiva entra.
Existem algumas curas que ativam e atraem a prosperidade:
·         Um sino de vento posicionado atrás da porta
·         Uma boa iluminação na porta de entrada
·         Um caminho  sinuoso  do portão da rua até a porta de entrada
·         Flores e plantas sempre bem cuidadas
·         A própria porta, bem cuidada, sem móveis atrás que dificultem sua total abertura
·         Maçanetas brilhantes

ÁGUA
A água é sinônimo de abundância e vida.
Nas grandes cidades é impossível ter um rio calmo e bonito passando em sua porta. A energia de água é muito poderosa e pode ser aplicada de algumas maneiras bem simples.
·         Tenha próximo a porta de entrada, objetos que retratem água como esculturas de peixes,paisagens em quadros ou gravuras que retratem água
·         Uma fonte no jardim, próxima a entrada com peixes ornamentais, ou pequena, dentro de casa. O importante é que esta fonte deve ser ligada sempre para ativar a energia da água

FOGO
Para o Feng Shui,  o fogão é fonte de prosperidade e fartura em uma casa. É nele que preparamos o alimento do dia a dia, colocando nossa energia construtiva. Cuidado com seu fogão e tenha sua cozinha sempre em ordem
·         Jamais deixe lixo próximo ao fogão
·         Deve estar sempre em perfeitas condições de funcionamento
·         Mantenha-o sempre limpo e sem coisas desnecessárias em cima

LIXO E COISAS DESNECESSÁRIAS
Nem é preciso dizer o quanto o lixo que acumulamos em nossas mesas, armários e gavetas, é prejudicial e impede nossa prosperidade. O lixo ou as coisas das quais não precisamos, carregam uma energia estagnada extremamente perigosa e nociva.
·         Livre-se imediatamente de tudo aquilo de que não precisa
·         Abra espaço para que a prosperidade apareça
·         Organize seus objetos e não tenha nada quebrado

PLANTAS
Use e abuse de plantas em sua casa. O verde é sempre sinal da energia de renovação da natureza
·         Cuide bem de suas plantas, nada de plantinhas mortas pelos cantos
·         Tenha flores amarelas plantadas ou em vasos


MESA DE TRABALHO


-->

Passamos cerca de seis horas por dia em nossas mesas de trabalho. È aí, que planejamos nossos projetos, sonhos e prestamos nossos serviços. Muita atenção coma mesa de trabalho. Independente de ser em um Home Office ou escritório, nossa mesa de trabalho deve estar preparada para atrair prosperidade e sucesso.

· Limpeza e organização – é proibido deixar lixo acumulado em papéis inúteis, recadinhos anotados em pequenos pedaços de papel, documentos fora de ordem, biscoitos misturados com trabalho etc. A energia de desordem neutraliza completamente a prosperidade.

· Sentado em frente a sua mesa, o canto superior esquerdo é a área da prosperidade. É aí que você colocará todos os documentos referentes aos projetos nos quais está trabalhando: projetos, orçamentos, pedidos etc. Lembre-se de mantê-los sempre em ordem e não deixe me mexer nestes papéis todos os dias. Se algum negócio realmente não acontecer, retire imediatamente os documentos referentes a ele deste lugar e mande para o lixo.

· O telefone pode ficar na  área dos relacionamentos (canto superior direito) ou na área dos amigos ( canto inferior direito). Facilita o contato com seus clientes.

· Não deixe sua mesa de trabalho virada diretamente para a porta de entrada. Desta maneira ficará carregada demais de energia e você ficará muito  agitado.

· Objetos dourados ou vermelhos também são interessantes para ativar a prosperidade e sucesso. O sucesso fica no cento superior. Pode ser um livro de capa vermelha, um porta lápis dourado etc.


MESA DE JANTAR
Para o Feng Shui, a mesa de jantar é sinônimo de prosperidade e fartura.
· Tenha sua mesa sempre com aparência receptiva colocando arranjos com flores vermelhas ou fruteiras cheias de frutas frescas.
· Espelhos na parede  multiplicam a fartura da casa
· Quadros que retratem vida – cuidado com “naturezas mortas “


LADRÕES DE ENERGIA
Cuidado com banheiros e lareiras. São poderosos ladrões de energia.
· Mantenha-os cuidados, organizados e bem decorados. Crie barreiras para impedir que a energia se escoe por ralos e chaminés.

Objetos que atraem prosperidade

Grande parte dos objetos que estão associados à PROSPERIDADE são elementos da cultura chinesa. São esculturas, pinturas, artesanato e normalmente são fáceis de encontrar e adquirir. Lembre-se; o objeto sempre tem o valor que lhe atribuímos; se um objeto tem valor sentimental e você o enxerga como símbolo de sorte, ele certamente a trará.
O conceito de prosperidade varia de pessoa para pessoa e pode ser:
* boa saúde;
* harmonia na família;
* bons amigos;
* um grande amor;
* uma boa casa;
* dinheiro.
Vou relacionar aqui os objetos clássicos utilizados pelo Feng Shui para atrair prosperidade e fortuna. Caso você se identifique com alguns destes objetos, pode utilizá-lo como talismã.

SAPO
Para os chineses, o sapo é o animal que anuncia a chegada da riqueza. Pode estar próximo a entrada principal da casa.

PEIXE
Vivos ou representados em esculturas, objetos ou pinturas, os peixes são símbolo de sucesso, movimento e prosperidade. Podem estar próximos a área de refeições pois simbolizam fartura.

VASOS
Vasos com flores frescas simbolizam fortuna e boa saúde.

PLANTAS
Trepadeiras cheias de folhas além de trazerem vida aos cantinhos da casa, neutralizam  o efeito de vigas e colunas
LUZES
A boa iluminação traz o brilho associado ao sucesso e prosperidade
 
FLORES
As flores artificiais (de seda, nunca secas) são bem interessantes mas devem sempre estar com aparência de novas e livres de poeira

ESPELHOS
Excelentes, principalmente na sala de jantar, pois refletem  a fartura

MESAS REDONDAS
Prefira pequenas mesas redondas às quadradas pois representam a sorte do céu

OBJETOS DECORATIVOS
Objetos brilhantes ou que simbolizem água, pois esta, está presente no GUÁ do TRABALHO, base da prosperidade

PLANTAS
Algumas plantas são tidas para o Feng Shui, como ativadoras da prosperidade; são elas: pinheiros, bambus e pêssegos

PRISMA D’AGUA
Energiza os ambientes e funciona quando pendurado em janelas ou varandas que recebam sol, que ao bater no prisma, reflete um arco íris que energiza todo o ambiente em volta

CRISTAIS E PEDRAS
São fontes naturais de energia e podem ativar todas as áreas do BAGUÁ; principalmente a da prosperidade
BAGUÁ DE PROTEÇÃO
Deve ser colocado pelo lado de fora da porta de entrada, acima do batente da porta. Dê preferência aos Baguas com espelho convexo no centro.
SINO DOS VENTOS
Outro instrumento clássico do Feng Shui. Energiza o ambiente pelo som  que emite e pelo movimento.

FONTE
A água é um símbolo universal de prosperidade e vida em todos os sentidos e pode ser utilizada para ativar as áreas do trabalho e prosperidade.


OBJETOS DE ARTE
Esculturas e obras de arte em geral, quando utilizadas nas cores e materiais adequados, trazem ótima energia.



 

Um comentário:

  1. OI Adriana, commo sempre me impressionando com seus posts...parabens adorei as fotos tambem, adoraria que visitasse nosso blog sobre as Delicias e delicadezas de Cupcakes, acho q ira gostar...gde abraco

    ResponderExcluir