quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cozinhas e Feng Shui


por Adriana Scartaris 
artigo publicado na Revista Feng Shui em Casa

Freqüentemente, nos reunimos na cozinha com parentes e amigos. Este é um importante ambiente da casa, pois está diretamente ligado à fartura e prosperidade da família. 

Mais que um ambiente importante, a cozinha deve ser vista e tratada como um ambiente para receber pessoas queridas para uma celebração de amizade, aromas e sabores. Alguns detalhes devem ser levados em conta na concepção de uma cozinha para ativar as características positivas. 

• A cozinha deve ser iluminada para dar a sensação de espaço. 
• Deve ter espaço suficiente para que o cozinheiro possa trabalhar livremente, sem se sentir “apertado” ou confinado; esta situação pode comprometer a qualidade energética dos alimentos preparados
• Um bom artifício para ampliar a cozinha é pintar ou revestir as paredes com cores claras e aumentar a incidência de luz; de preferência natural 
• O cozinheiro deve ver quem entra sem ter que se virar 
• Deve ser convidativa e organizada 
• Procure esconder e tapar todos os canos e ralos; já que estes, simbolizam a prosperidade escoando para fora 
• O fogão deve funcionar perfeitamente já que representa a prosperidade da família 
• O fogão deve estar com sua frente voltada para o centro da casa (posição da saúde); isso aumenta a prosperidade da família 
• Fogão e geladeira devem estar distantes pois representam energias opostas • O lixo deve estar sempre do lado de fora da casa 
• As imagens ou telas para a cozinha, devem retratar situações de vida e movimento. De preferência bem humoradas e alegres. 
• É ideal que se tenha duas cubas na bancada da pia. Uma deve ser utilizada para preparo de alimentos e outra, para lavar louças. São tarefas que tem em sua essência, energias opostas: uma de construção e outra de limpeza. Se for possível, adquira o hábito de usar sempre a mesma área da bancada para preparo de alimentos e não deixe nesta área louça para ser lavada. 
• Mantenha em sua cozinha, o estoque adequado e necessário de alimentos, sem exagero. 
• Quando houver estoque, este deve estar muito organizado e limpo; sem que se guarde produtos com prazos de validade vencidos, embalagens danificadas ou produtos que sabidamente não serão consumidos. O estoque não deve ficar muito tempo sem ser movimentado pois isto alimenta o acúmulo de energia estagnada. 
• A mesa para refeições não deve ficar de frente para uma parede. Se isto acontecer, procure colocar uma tela com imagens alegres e com profundidade. Para o Feng Shui, a mesa de refeições é sinônimo de prosperidade e fartura. • Tenha sua mesa sempre com aparência receptiva colocando arranjos com flores vermelhas ou fruteiras cheias de frutas frescas. 
• Espelhos na parede multiplicam a fartura da casa. 
Quadros que retratem vida – cuidado com “naturezas mortas 

Objetos que atraem prosperidade 

Grande parte dos objetos que estão associados à PROSPERIDADE são elementos da cultura chinesa. São esculturas, pinturas, artesanato e normalmente são fáceis de encontrar e adquirir. Lembre-se; o objeto sempre tem o valor que lhe atribuímos; se um objeto tem valor sentimental e você o enxerga como símbolo de sorte, ele certamente a trará. 

O conceito de prosperidade varia de pessoa para pessoa e pode ser: 
* boa saúde; 
* harmonia na família; 
* bons amigos; 
* um grande amor; 
* uma boa casa; 
* dinheiro. 

Vou relacionar aqui os objetos clássicos utilizados pelo Feng Shui para atrair prosperidade e fortuna. 
Caso você se identifique com alguns destes objetos, pode utilizá-lo como talismã também em sua cozinha ativando a prosperidade. Somente tome cuidado para não “carregar” demais o ambiente de informações; pois desta maneira, a energia acaba se dispersando. 

SAPO
Para os chineses, o sapo é o animal que anuncia a chegada da riqueza. Pode estar próximo a entrada principal da casa.

PEIXE
Vivos ou representados em esculturas, objetos ou pinturas, os peixes são símbolo de sucesso, movimento e prosperidade. Podem estar próximos a área de refeições pois simbolizam fartura. 

VASOS 
Vasos com flores frescas simbolizam fortuna e boa saúde. 

PLANTAS 
Trepadeiras cheias de folhas além de trazerem vida aos cantinhos da casa, neutralizam o efeito de vigas e colunas.

LUZES 
A boa iluminação traz o brilho associado ao sucesso e prosperidade.

FLORES 
As flores artificiais (de seda, nunca secas) são bem interessantes mas devem sempre estar com aparência de novas e livres de poeira . 

ESPELHOS 
Excelentes, principalmente na sala de refeições, pois refletem a fartura. 

MESAS REDONDAS 
Prefira pequenas mesas redondas às quadradas pois representam a sorte do céu.

OBJETOS DECORATIVOS
Objetos brilhantes ou que simbolizem água, pois esta, está presente no GUÁ do TRABALHO, base da prosperidade. 

PLANTAS 
Algumas plantas são tidas para o Feng Shui, como ativadoras da prosperidade; são elas: pinheiros, bambus e pêssegos. 

PRISMA D’AGUA 
Energiza os ambientes e funciona quando pendurado em janelas ou varandas que recebam sol, que ao bater no prisma, reflete um arco íris que energiza todo o ambiente em volta. 

CRISTAIS E PEDRAS 
São fontes naturais de energia e podem ativar todas as áreas do BAGUÁ; principalmente a da prosperidade. 

BAGUÁ DE PROTEÇÃO 
Deve ser colocado pelo lado de fora da porta de entrada, acima do batente da porta. Dê preferência aos Baguas com espelho convexo no centro. 

SINO DOS VENTOS 
Outro instrumento clássico do Feng Shui. Energiza o ambiente pelo som que emite e pelo movimento. 

FONTE 
A água é um símbolo universal de prosperidade e vida em todos os sentidos e pode ser utilizada para ativar as áreas do trabalho e prosperidade. 

OBJETOS DE ARTE 
Esculturas e obras de arte em geral, quando utilizadas nas cores e materiais adequados, trazem ótima energia