terça-feira, 29 de março de 2011

Casa nova, energia nova!

Pensando em se mudar? Aqui vão dicas para escolher a casa nova com boas energias.


Por Adriana Scartaris
Artigo publicado na Revista Feng Shui em Casa
 


Como escolher uma casa nova? 

O momento de mudar de casa é muito importante em nossas vidas e deve ser pensado a analisado com muito cuidado. Independente de se estar mudando para um imóvel próprio ou alugado, com ou sem uso anterior, residencial ou comercial, vários fatores e características físicas e históricas do imóvel devem ser observadas. 
O Feng Shui, é uma poderosa ferramenta que pode auxiliar nesta escolha de acordo com alguns princípios básicos. 

Cuidados na escolha do imóvel:

Em primeiro lugar, desconfie de imóveis muito baratos. 
Quando o valor de venda ou locação estiver muito baixo, algo de errado acontece e a vítima será você. Pesquise, pergunte aos vizinhos e chame um especialista para avaliar as condições físicas do imóvel. 

Procure saber como foi a história dos moradores do imóvel
Certas casas tem fama de que seus moradores repetem a mesma história muitas vezes nada animadora, o que pode influenciar a vida dos novos moradores. Algumas casas foram até palco de tragédias conhecidas. Caso se depare com um imóvel nestas condições e goste dele, saiba que é necessária uma boa reforma para mudar completamente a energia do local e isto pode sair um pouco mais caro do que imagina. Saiba com os vizinhos se os antigos moradores tinham problemas na família; brigas, muitas doenças, drogas etc. Caso encontre este quadro, pense bem antes de fechar negócio ou prepare-se para uma pequena reforma. 

Cuidado também com a vizinhança. 
Evite vizinhos como hospitais, cemitérios, igrejas, velórios, torres de alta tensão, antenas de transmissão de sinais de TV, celular e rádio, delegacias, funerárias etc. Estes “vizinhos” podem interferir na harmonia e bem estar dos moradores. 

Preste atenção ao estado geral do imóvel. 
Goteiras e mofo podem ser uma patologia incurável. Em algumas situações é praticamente impossível solucionar estes problemas. O mofo é uma patologia residencial muito conhecida. Inicialmente provocado por algum tipo de vazamento ou infiltração de água, gera a proliferação de uma colônia de fungos que ao infectar toda a parede, não só a pintura ou reboco, somente será exterminado com a derrubada da parede infectada e a construção de uma nova. Nestes casos, é necessária a ajuda de um especialista para avaliar as condições deste mofo. Lembre-se que é algo estagnado e além de fazer muito mal a saúde, pode influenciar de maneira muito negativa a energia da casa e da rotina de seus moradores. Vazamentos também são muito perigosos pois canos com vazamentos são ladrões da energia vital (CHI) dos ambientes. A fiação elétrica também deve ser observada. Caso esteja com problemas ou tenha muitos fios com emendas ou mal dimensionados devem passar por uma boa vistoria e reparos antes da se ocupar o imóvel. 
Para o Feng Shui, os fios são capazes de conduzir e roubar a energia CHI dos ambientes quando não encapados ou emaranhados. 

Preste atenção também, para o caso de imóveis novos, e procure se informar sobre a história do terreno. 
Procure saber o que havia ali antes da construção do novo imóvel. Algum dado pode ser importante na sua avaliação. Ventilação e iluminação, são outros fatores fundamentais para o Feng Shui. 

Visite o imóvel em vários horários diferentes e também em, dias ensolarados e nublados. 
Observe os ambientes sob a luz natural, sem interferência das lâmpadas. Um ambiente sombrio pode influenciar negativamente vários aspectos de nossas vidas. 
Ventilação também é fundamental. Se sentir que em determinados horários do dia o ambiente é sufocante, pense bem antes de entrar no imóvel ou prepare-se para uma reforma. As áreas afetadas por ambientes “sem ar” tendem a ficar estagnadas e sem progresso. 

Observe o lay out de distribuição dos ambientes. 
Um especialista pode aplicar o Feng Shui sobre a planta do novo imóvel, analisar os ambientes e quem vai ocupá-los, principalmente nos dormitórios e de antemão lhe alertar sobre alguma cura importante necessária antes da compra ou locação. 
Daí você terá mais dados para avaliar o negócio e a mudança. 

Enfim, de maneira geral, siga sua intuição na hora da escolha. Ao entrar num imóvel, preste atenção aos seus sentimentos. 

A primeira impressão geralmente nos dá todas as informações de que necessitamos e nem sempre nos damos conta. 
Ao se apaixonar pelo imóvel e imediatamente passar a sonhar com ele, vá em frente! Siga sua intuição. Se, ao contrário, algo não lhe agradar, por menos que seja, siga as orientações apresentadas para ter certeza de que está fazendo a escolha certa. Se necessário, procure os profissionais qualificados para auxiliar sua decisão e seja feliz em sua nova casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário