quarta-feira, 19 de maio de 2010

Feng Shui no vestuário

Feng shui no vestuário


Adriana Scartaris
Existem basicamente dois dados importantes que devem ser levados em consideração na hora de produzir um estilo para seu vestuário ou mesmo para se preparar para uma situação especial. Cores e formas podem ser utilizadas para a composição, segundo os conceitos fundamentais do Feng Shui, independente de moda ou tendências.
O uso da cor e da forma no vestuário, segundo o Feng Shui
As cores têm papel importante em nosso cotidiano. Tudo o que nos cerca tem cor e quase sempre é um dado importante para fixarmos em nossa memória as características de um lugar, ambiente ou pessoa. A forma é outro fator importante em tudo o que vemos e sempre foi um recurso largamente utilizado por artistas, designers, arquitetos e estilistas; aplicada em pinturas, esculturas, movelaria, moda, entre outros. Em alguns momentos da história, a forma criada pelo homem imita a natureza, outras vezes, mostra volumes jamais imaginados.
Cores e formas têm papel importante em nosso vestuário. São os primeiros dados de nossa aparência detectados por quem nos vê e causam a famosa "primeira impressão".
Cinco são os elementos da natureza considerados pelo Feng Shui: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.
Elementos da natureza considerados pelo Feng Shui
Madeira
  • Representa equilíbrio, firmeza, crescimento e conexão com a natureza;
  • A principal virtude simbólica deste elemento é a benevolência;
  • Cores: o azul e o verde;
  • As formas, cilíndricas, como dos grandes troncos das árvores.
Fogo
  • Representa razão, expressividade, poder, fama, motivação, prazer e coragem;
  • Sua principal virtude: a energia;
  • Cor: o vermelho e suas variações;
  • Formas: triangulares, pontiagudas como as chamas.
Terra
  • Representa sinceridade e lealdade, estabilidade e solidez;
  • Principal virtude: fé em tudo o que é certo;
  • Cores: amarelo, laranja e marrom;
  • Formas: quadradas, retas e planas.
Metal
  • Representa a justiça e força moral;
  • Principal virtude: retidão;
  • Cor: branca;
  • Formas: circular e oval.
Água
  • Água parada: representa a inteligência e o intelecto;
  • Água corrente: representa as relações sociais e comerciais;
  • Virtude: sabedoria;
  • Cor: preta;
  • Formas: onduladas e orgânicas

- Feng Shui no vestuário para cargos na área de criação 
















Demonstre inteligência, criatividade e lealdade em sua aparência. Na composição de seu vestuário a cor preta deve predominar. Um leve toque de amarelo confere a lealdade procurada em profissionais de criação tão disputados no mercado hoje em dia. As formas de suas roupas e acessórios devem ser orgânicas, leves, confortáveis, que proporcionem liberdade de movimentos. Sapatos mais despojados, porém muito bem cuidados ou de preferência novos. Sua roupa deve demonstrar a intenção de estar confortável. 





- Feng Shui no vestuário para cargos na área de promoção, vendas e marketing






















Vermelho é o ideal, pois confere energia, dinamismo, poder de articulação e prazer pelo trabalho. Com esta aparência, você passará a impressão de ter a ousadia e determinação necessárias para estas funções. Por ser uma cor muito marcante deve ser utilizada com cuidado; um bom truque é ter detalhes em vermelho como em uma gravata ou lenço de seda. Os sapatos podem ser mais extravagantes, porém sempre com bom senso. Como é uma cor muito sensual, o corte das roupas deve ser discreto. 




- Feng Shui no vestuário para cargos na área administrativa e financeira









Marrons, azuis e verdes, os tons dos elementos madeira e terra conferem à sua imagem, a característica de solidez, firmeza, equilíbrio, lealdade e capacidade de organização. As formas destes elementos são retilíneas e livres de detalhes. Procure compor um visual objetivo, sem muitas informações, que passa a impressão de sensatez e firmeza para enfrentar situações de comando. 



- Feng Shui no vestuário para cargos de confiança (secretárias e assessores)















Branco com detalhes em amarelo. Não há combinação mais adequada quando se quer passar a impressão de confiabilidade, força moral, sinceridade e transparência de ideias. Sapatos de saltos médios e grossos para as mulheres passam a ideia de competência e profissionalismo. Procure usar roupas e acessórios mesclando formas retas e circulares, que remetem aos elementos Terra e Metal. O branco sempre teve uma conotação de pureza. 




Feng shui na roupa em diferentes situações

Publicado no site Bbel um estilo de vida

 

 

Determinadas ocasiões pedem um tipo de roupa e estilo mais adequado à situação.

Veja como se vestir através do Feng Shui para:

- Fechar um contrato, vender um serviço ou um produto

 
Este é o momento para demonstrar poder, capacidade em atender o cliente, determinação e competência. 

É preciso evidenciar que você e sua empresa estão bem estruturados e com grande movimento de negócios. Nesta ocasião o Feng Shui sugere o preto como a cor mais indicada. Sapatos altos para as mulheres, mas com saltos mais grossos para passar sensação de firmeza ao andar.
O vermelho pode e deve compor o visual para os casos em que uma postura mais incisiva é adequada ou com o branco para o caso de ser necessária uma postura mais discreta. 




- Roupas para mediar ou remediar uma situação de conflito
Situações onde o objetivo principal seja promover um acordo, colocar um "ponto final" ou esclarecer um mal- entendido, devem ser analisadas com cuidado. Promover a paz requer um esforço especial. Seja discreto, principalmente se estiver errado ou for o mais interessado em que tudo dê certo. 


Para o Feng Shui nestas ocasiões, você deve escolher roupas em tom pastel, derivados de beges, rosas, verdes ou azuis. Um toque de branco sempre confere um visual de quem é bem intencionado. Formas orgânicas e flexíveis. Evite roupas com corte muito rígido ou despojado demais.
- Quando precisar se defender de uma injustiça
Muitas vezes, nos vemos obrigados a sair em defesa própria. Nestas situações a combinação mais adequada é aquela que lhe confere um aspecto de retidão de caráter, de sinceridade e franqueza.
Opte por uma composição que tenha como base o branco ou azul marinho com algum detalhe em amarelo ou marrom. Tenha um visual leve e sem muitas informações e detalhes. Evite acessórios extravagantes.
Atenção aos cabelos: estes não devem jamais cobrir o rosto para não causar a impressão de que você esconde algo. Sapatos baixos para as mulheres são indicados. Você deve se apresentar bem, mas sua produção deve ser discreta, deve passar a impressão de estar mais preocupado com os valores interiores do que com a aparência. 


- Roupas para um encontro romântico: 


Ao contrário do que se imagina a cor mais indicada para um encontro romântico não é o vermelho. O Feng Shui sugere os tons levemente alaranjados, ou rosas em formas orgânicas e leves na composição do visual. Cuidado com os excessos. Babados demais podem fazer com que você passe uma aparência de frágil e sonhadora! Se isso não for sua verdade, pode não valer a pena. 

Já para um encontro onde a intenção é seduzir, o vermelho pode predominar, os saltos podem ser mais altos e finos, pois conferem feminilidade.
Em situações comuns do dia a dia basta olhar para o seu guarda-roupa e escolher o que vestir, pois geralmente estas escolhas refletem o seu estado de espírito. 

Lembre-se que Feng Shui é equilíbrio, portanto qualquer "visual Feng Shui" deve ser baseado no minimalismo oriental e que tem muito em comum com a máxima dos grandes consultores de moda: menos é mais!