sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ross Lovegrove - Conhecido como "Senhor Orgânico" Um dos maiores designers da atualidade

Ross Lovegrove
O designer galês que expressa em suas criações, toda a estética do século 21.
Convidado para a 3ª edição de Casa cor Stars, Lovegrove apresentou seus trabalhos norteados pelo que chama de “design sem gordura” ou “essencialismo estético”.
O uso das formas orgânicas e do material estritamente necessário confere sustentabilidade, efeito visual, durabilidade e menor dano ao meio ambiente.
A natureza inspira a criação de seus trabalhos que vão de garrafas pet até projetos arquitetônicos passando por relógios e interior de aeronaves.
 “A natureza tem formas perfeitas. No meio das folhas, você pode ver um besouro ou uma borboleta que são absolutamente lindos. O que eu tento fazer é ir lá e copiar, trazendo aquilo para o mundo construído por nós”
O designer fala da tendência e preocupação com a sustentabilidade. Para Lovegrove, é necessário que descartemos menos e tenhamos maior longevidade dos produtos que criamos. “Você tem um celular que funciona e, basta surgir um modelo mais moderno, para descartar o antigo e comprar um novo. E assim, sucessivamente”... “A indústria é maravilhosa, mas também é o que está matando o planeta. Ela precisa mudar, passar por um renascimento”,diz com propriedade sob olhar atento de mais de 400 convidados.

 





Concebido para a marca Issey Miyake, a série traz um relógio realmente especial. Com pulseira em titânio e silicone, o HU cujo nome vem de “Human” tem suas linhas orgânicas com total adaptação ao ossinho do punho além de  inclinação de 20° à direita o que facilita a visualização.







 


 





Em alumínio polido, as caixas de som com mais de 2,00mt de altura são edição limitada da empresa britânica KEF. As caixas MUON são de altíssima potência, incrível capacidade de alcance e por conta do design, perfeito conforto acústico. Não há vibração ou desconforto por mais alto que seja o volume. O valor é compatível com tanta tecnologia. US$ 130.000,00 cada uma.
            





                                                     

Produzida pela Moroso,  a cadeira Supernatural tem na forma o uso racional dos materiais. Lovegrove afirma usar apenas o material necessário. ...“podemos ter estas aberturas na superfície” afirma. “não necessitamos de todo este material”. Assim, uma forma simples ganha valor estético com o uso racional do material. Exemplo do design “sem gordura” de Lovegrove.
 









A cadeira Go Chair parece flutuar em suas formas orgânicas. Nesta recente criação podemos ver a máxima refletida do DNA: Design Natural Art.  





 








Em 2005, Lovegrove recebeu um RED Dot Award pela linha de produtos desenvolvida para a marca turca, VITRA. Nesse mesmo ano foi homenageado com o Prémio World Technology da Revista Time e CNN. 







 







Na foto, com o chuveiro que lembra muito um coral e ao lado da linha de sanitários orgânicos. São produzidos na cor branca e podem mudar de cor de acordo com a iluminação do espaço.








 










A luminária “Solar Trees" criada em 2007 e colocada à porta do Mak Museum, durante a semana do Design em Viena (Out.2007),  trouxe brilho e cor à cidade e ao mesmo tempo abriu os olhos dos visitantes para a necessidade de conscientizar a produção para um futuro mais ecológico. Estas maravilhosas árvores emitem luz através de painéis solares colocados em suas extremidades.




























A escada em linhas fluídas e leves dispensa comentários. Bela em design e arrojada em conceito.





 
 

Para encerrar a palestra, Lovegrove faz um lembrete e uma crítica: “Ser designer não é só criar uma peça bonita e funcional para decoração, essa profissão é uma coisa mais poderosa e pode não só facilitar: tem de mudar a vida das pessoas”.
Sem dúvida, tudo o que vimos e ouvimos iluminou nosso processo criativo.