domingo, 13 de outubro de 2013

Exposição chama atenção para a violência infantil

Instalações inéditas da artista Simone Kestelman abordam a temática da violência contra crianças e mulheres bem como a do desrespeito aos seus direitos. 

A exposição fica em cartaz no MuBE de 20 de outubro a 3 de novembro de 2013





A exposição Cantigas traz dez conjuntos de esculturas em cerâmica inéditas da artista carioca Simone Kestelman. Sob curadoria de Fernanda Carlos Borges, o trabalho busca o tom ideal para tratar do drama da coisificação da menina-mulher, ainda real nos dias de hoje, em variadas situações no Brasil e por extensão, em muitos lugares do mundo. “Cantigas” é composta de esculturas de vestidos de menina suspensos, moldados em tamanho real e embalados ao som de cantigas de roda. A mostra é gratuita e fica em cartaz na sala Burle Marx do MuBE de 20 de outubro a 3 de novembro de 2013.








De acordo com a artista plástica Simone Kestelman, as obras são uma forma de levantar questionamentos a favor da proteção das meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade em diversos pontos do globo. 


“Através da arte encontrei a melhor forma de expressar meus sentimentos. É difícil pensar sobre a violência contra as meninas e por meio destes trabalhos pretendo conduzir cada vez mais pessoas a perceber, pensar e agir. Parto de uma realidade nossa, apoiada em elementos da nossa cultura local para falar com o mundo."



A expo do MuBE é uma grande oportunidade de chamar a atenção dos brasileiros sobre a violência contra meninas aqui e mundo afora. A infância tem que ser protegida”, explica.
As obras exibem a interpretação do olhar da artista por meio de formas sutis e explícitas de destituição da liberdade, da autonomia e do contato com o próprio desejo, desde a superproteção até o tráfico sexual.




Sobre a Artista

Simone Kestelman iniciou a sua carreira desenvolvendo técnicas próprias e expressivas de pintura em cerâmica e vidro, aplicadas em objetos de design. A partir de 2009, decidiu combinar todo seu knowhow para a criação artística. 

Em 2011 deu acesso a 190 crianças surdas e cegas a reproduções em vidro de monumentos arquitetônicos e naturais do Brasil, que podiam ser tocadas, na exposição "As Maravilhas Brasileiras"  na Casa Cor. 

No mesmo ano apresentou no Corning Museum of Glass , em Nova York, a série de esculturas de vidro " Caminhos", nas quais expressa suas emoções diante das inúmeras estradas que percorreu em viagens ao estrangeiro, a habilidade na escultura, a paixão pelas crianças, o contato com a diversidade cultural e a conscientização de sua própria condição enquanto mulher despertou em Simone a razão e a maturidade artística que vem conduzindo seu trabalho desde então: o uso artístico de roupas e acessórios, transformados em esculturas e objetos artísticos, como meio para evocar a vulnerabilidade social e cultural da mulher, desde menina. 

Em fevereiro de 2013 o trabalho "Undesired"- "Indesejadas" recebeu a Medalha de Ouro de melhor instalação contemporânea na Artslat, tratando do descarte de meninas na Índia e na China.

Em 2013 Kestelman foi a única estrangeira convidada a fazer parte da WCA, filiada a ONU. Escolhida como artista ativista do ano ,recebeu o International WCA Honor Roll - destaque da organização Women Caucus for Art que reúne exemplos de projetos de arte e ativismo que contribuem para erradicar a violência infantil no mundo. Atualmente pesquisa sobre gendercídio, mutilação feminina, transtornos psicológicos infantis e violência de guerra contra crianças, temas sobre os quais vem desenvolvendo projetos artísticos.

Cantigas
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Vernissage: 19 de outubro de 2013, às 11h Ao público: 20 de outubro a 3 de novembro de 2013 Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: (11) 2594-2601, mube@mube.art.br 
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h

Informações à imprensa - MuBE
Index – Estratégias de Comunicação
Tel.: (11) 3068-2000
Fred Castilho – fred@indexassessoria.com.br 


Contato Assessoria de Imprensa – Simone Kestelman 
RD Com & Mktg Ruthi Dabbah
1136675557/966310000

Nenhum comentário:

Postar um comentário