segunda-feira, 18 de abril de 2016

Como Definir o tamanho Ideal da TV para Seu Ambiente?



A DISTÂNCIA ADEQUADA ENTRE O SOFÁ E A TV
Por Adriana Scartaris

Cada vez mais queremos o cinema em casa.  Na hora de escolher a TV é preciso determinar o tamanho em ideal para o ambiente. Nem sempre a TV com maior tela é a maia adequada mesmo que tenha ótima qualidade de imagem.
Como medir a distância ideal entre o sofá e a TV pelo tamanho da tela?
É possível calcular em função da distância já existente entre o sofá e a tela ou, quando há mais espaço, determinar a posição do sofá em função da tela especificada.
O incômodo dos olhos acontece se a TV ficar muito perto ou muito longe do telespectador. Uma grande tela muito perto irá gerar a necessidade de movimentar os olhos o tempo todo para acompanhar a imagem. Muito longe, independentemente do tamanho gera esforço para enxergar detalhes e dor de cabeça ocasionalmente.
Saber a distância adequada é simples:
Basta medir a distância entre o local onde ficará o telespectador e o local onde ficará a TV. Com esta informação basta utilizar os fatores de multiplicação abaixo:

PARA TV DE RESOLUÇÃO 1080P   = DISTÂNCIA (EM METROS) X 21 = TAMANHO IDEAL EM POLEGADAS DA TELA

Por exemplo: Para saber qual o tamanho adequado de uma TV FULL HD em um home onde o sofá está distante 2 metros da bancada da TV:
2(metros) X 21 (fator de multiplicação) = 42 (polegadas da TV)


Para facilitar, na tabela abaixo estão as distâncias mínima e máxima em função do tamanho da TV considerando a resolução FULL HD (1080P). A distância média é a mais confortável.