quarta-feira, 19 de julho de 2017

ALMAS GÊMEAS... Existem?


por Adriana Scartaris

Existem almas gêmeas?

imagem ilustrativa - banco de imagens
Bem, antes de responder esta pergunta, vale saber um pouco sobre o mito das almas gêmeas.

Platão em sua obra O Banquete, dedicada ao amor, conta o relato de Aristófanes, um dos convidados para a ceia. Durante a ceia, cada um dos convidados faz um elogio ao deus Eros (deus do amor). O discurso de Aristófanes se imortalizou como a mais bela descrição que explica a Alma Gêmea.
Conta Aristófanes, que a natureza humana não era originalmente composta por homens e mulheres; havia também um terceiro ser, o andrógino, com uma metade masculina e outra feminina.

Estes seres tinham duas faces idênticas, opostas uma à outra sobre um único pescoço. As costas e costelas eram unidas; tinham um único crânio e as partes genitais eram duplicadas. Andavam de forma ereta e corriam girando como uma estrela usando seus oito membros. Tais seres eram dotados de uma força incrível. Eram os Andróginos: Homem (andros) e Mulher (gynos). Seres quase perfeitos, filhos do Sol, da Terra e da Lua. Copulavam com a Terra (a mãe natureza).

Esta força os levou à acreditar que poderiam atacar os deuses do Olimpo. Como castigo, Zeus, o deus supremo, resolveu cortá-los ao meio para enfraquecê-los. Virou seus rostos para a frente com o objetivo de que sempre vissem suas metades separadas. Ficaram assim parecidos com os dois primeiros sexos (homem e mulher) mas não eram mais seres inteiros; sentiam-se fracos e vazios.
 
imagem ilustrativa - banco de imagens
Estava então separada a natureza humana. As duas metades estavam sempre à procura uma da outra e ao se encontrarem, estendiam os braços e se agarravam no desejo de conseguir novamente a união. Permaneciam assim, unidos e morriam de fome e tristeza pois não queriam fazer mais nada com medo de serem novamente separados.

Zeus, com pena, deslocou-lhes o sexo para frente, onde estavam seus rostos; colocou o desejo em sua natureza para que pudessem se reproduzir entre si. Esta união propagou a raça humana. Desde então o amor nasce entre os humanos que buscam sempre sua outra metade na intenção de corrigir a natureza humana original pois, somente o reencontro com sua antiga metade em um abraço, pode acabar com a eterna busca por sentirem-se novamente inteiros.

O belo mito das almas gêmeas nos faz refletir. O que seria uma alma gêmea nos dias de hoje?

Impossível pensar em um outro ser pronto que se encaixe perfeitamente conosco, que seja a outra metade perfeita de nossa natureza. Esta alma gêmea não existe mais em nossos tempos.
Hoje a alma gêmea é construída voluntariamente no desejo de transformação das duas metades, que podem se tornar um único ser como no mito grego.

Hoje, vivemos a real possibilidade de conhecer várias “almas gêmeas” em nossas vidas. Sobretudo porque temos a possibilidade de transformação com o passar dos tempos.

Para encontrar a alma gêmea, devemos antes encontrá-la dentro de nós mesmos. Encontraremos então um ser completo, formado de duas partes complementares como em nossas origens. E, possivelmente então, teremos a grande força dos seres mitológicos.

Dentro de cada um de nós existe um lado masculino, ativo, expressivo (YANG) e outro lado feminino, intuitivo, passivo, sentimental (YIN) que devem realmente se “casar”. Quando o casamento é perfeito, ou seja, masculino e feminino (Yin e Yang) convivem em harmonia, a natureza humana está restaurada e o verdadeiro equilíbrio se instala dentro de cada um. Daí, acompanhados de nossa verdadeira alma gêmea, podemos atrair o que já existe dentro de nós: Equilíbrio!

Na decoração e design podemos nos apropriar de conceitos de terapias espaciais para criar os cenários que ativam o amor.
 
ilustração Adriana Scartaris
O Feng Shui, trata do amor na área dos Relacionamentos. O amor em questão pode ser tratado como amor universal, como amor fraternal e como amor entre casais. Também podemos tratar a área dos Relacionamentos dando enfoque à paixão.

Normalmente quando falamos em Relacionamentos, pensamos logo em amor.
Segundo o Feng Shui, o elemento que rege a área dos Relacionamentos é TERRA. É ele que confere força moral, receptividade e estabilidade.

Para ativar este elemento, podemos utilizar alguns recursos na ambientação como: tijolos e telhas, utensílios de cerâmica, objetos de arte feitos de barro, formas quadrada ou retilínea, cores amarelo e tons terra.

Ativar o elemento Terra na área dos Relacionamentos, sempre trará estabilidade e solidez.

Podemos também lançar mão das cores. Para ativar a paixão, podemos lançar mão do vermelho, sua cor mais marcante. Para ativar o amor fraternal, o branco é o mais indicado. Para ativar o amor romântico, tons de rosa.
Objetos em par também ativam os Relacionamentos.

Iluminação suave e aconchegante cria um ambiente leve e sensual. Iluminação mais forte ativa a energia e de acordo com o perfil de cada um , pode ativar o amor próprio.

Seja qual for seu objetivo, é importante ativar a área dos Relacionamentos com muita atenção, pois nossas vidas são talhadas em conquistas de amigos, amores, parceiros de trabalho, família e as relações interpessoais, por serem muito importantes para nosso aprendizado e enriquecimento, nos são sempre preciosas.

Todo o meu trabalho de design de interiores é baseado na aplicação sutil de todas as técnicas de terapias espaciais que venho aprendendo ao longo da minha carreira e lhe garanto que, trazem equilíbrio ao ambiente e preparam a cena para o sucesso de seus ocupantes.



texto: Adriana Scartaris 
www.adrianascartaris.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário