domingo, 8 de abril de 2012

As cores dos cômodos

A arte do Feng Shui nas cores dos cômodos

O Feng Shui é uma ferramenta poderosa na busca do equilíbrio e da harmonia e tem sido cada vez mais utilizado na composição de ambientes. A cor é uma das principais frentes de trabalho no feng shui e deve ser aplicada para gerar energia positiva. As cores influenciam de acordo com estado de espírito, história de vida e energia pessoal e por isso cores são mais ou menos indicadas para cada ambiente.
Os anos 80 se caracterizaram pela ostentação e era comum decorar os espaços com peças de grande valor, paredes repletas de prateleiras com livros, coleções, objetos, grandes aparelhos de som, TV, vídeo e outras parafernálias. A "sala de visitas" impecável e quase nunca utilizada pela família estava sempre lá esperando as visitas que dificilmente apareciam. Ficar em casa com a família era sinônimo de não ter outra atividade mais interessante e receber os amigos em casa era "sem graça".
Hoje, o planejamento dos imóveis segue um novo conceito que privilegia cômodos amplos para integrar a rotina de pais, filhos e amigos. A sala de visitas em boa hora cedeu lugar ao home theater que agregado a uma área de refeição, pode ficar próximo a uma varanda com churrasqueira. Todos estes esforços servem para aproximar mais a família e tornar a moradia um "ninho para onde todos sempre querem voltar".
Além de agradável passar o final de semana em casa com a família e os amigos é sinônimo de qualidade de vida. Esta filosofia tem levado arquitetos e decoradores a pensar em projetos mais aconchegantes.
O hall de entrada é um ambiente que recebe todos os que chegam e deve transmitir uma atmosfera agradável e receptiva. O feng shui aqui pede cores claras e suaves. Evite os tons muito fortes e se optar por cores quentes, trabalhe com muita iluminação e só utilize cores fortes se o hall for grande e espaçoso.
Na cozinha a cor que deve predominar segundo o feng shui é o branco ou uma cor próxima. Deixe as cores para os detalhes, como em uma imagem ou objeto delicado. Por exemplo, se quiser utilizar a cor azul utilize os tons claros, os verdes tornarão sua cozinha acolhedora e amarelos estimularão o apetite.
Já nos quartos as cores devem ser suaves e podem ser variadas. O lilás ativará a espiritualidade além de ser considerada uma cor apropriada para cura. O rosa ativará o romantismo. Verdes a azuis ativam a persistência e a esperança no futuro e no dia a dia. Amarelos são adequados para trazer estabilidade e é excelente para quarto de idosos. Laranjas e vermelhos podem ser utilizados se o seu perfil for dinâmico e se você se identificar com estas cores, pois são ativadoras de energia e podem prejudicar seu sono, mesmo assim se optar por elas utilize tons claros.
Para a sala de estar o feng shui indica marrom, caramelo, bege e amarelo claro para ativar o elemento terra. Lembre-se de que os detalhes na decoração como objetos, tapetes, cortinas e mobília deverão ser elaborados de acordo com o guá em que está o ambiente. Outra cor indicada para salas é o verde já que é a cor do guá da família e a sala é um ambiente de reuniões.
Na sala de jantar deve predominar cores claras e cores vibrantes poderão ser aplicadas como vermelho, amarelo, laranja e suas variações, pois ativarão o apetite e a energia. Cores frias como azul, preto, verde e as variações com pouco amarelo na mistura são tranquilizadoras. Lembre-se de manter boa iluminação em sua sala de jantar.
Os banheiros devem ser claros. Mesmo quando a ambientação tiver grande quantidade de preto, deve ser claro e bem iluminado. Preto e branco ativarão a energia do equilíbrio entre as duas polaridades yin e yang. Os verdes funcionarão como cura.
A escolha da cor é algo muito pessoal. Estas dicas de feng shui servem como norteamento para criar ambientes equilibrados e receptivos. Lembre-se sempre do bom senso e aplique as cores nos detalhes de maneira que você se sinta bem em sua casa. Uma ambientação "básica" pode receber qualquer cor e ficar receptiva e equilibrada.
Por Adriana Scartaris