quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Aprenda como escolher lençóis de qualidade e os cuidados necessários.

Como Comprar:



Com quantos fios se faz um lençol?

Quanto maios o número de fios, maior o conforto e qualidade do produto


A princípio, a quantidade de fios, a espessura da fibra, a abertura da trama (o tipo de entrelaçamento dos fios que vão formar o tecido) e o tratamento dado ao tecido são as características que determinam a qualidade e também a diferenciação de preços entre os lençóis. Quando dizemos, por exemplo, que aquele tecido tem 180, 300 ou 800 fios, isso significa que para confeccionar uma polegada quadrada daquele tecido foram utilizados, na sua trama, 180, 300 ou 800 fios.
O lençol com 150 fios também é conhecido como 100% algodão. Ele é totalmente antialérgico e tem a maciez típica dos tecidos desta fibra. A partir de 180 fios, os lençóis passam a ser chamados de percal. A trama possui estrutura simétrica e pode ir de 180 a 600 fios por polegada quadrada. Por isso, quanto maior o número de fios, mais o lençol tende a ser caro.

Com relação ao lençol percal de 180 fios, existem duas versões: de puro algodão ou misto (50% algodão e 50% poliéster), que tem a vantagem de não precisar ser passado, mas a desvantagem de formar as temidas bolinhas, devido à mistura de tecidos. Em alguns lençóis 100% algodão, mas com a fibra muito curta, as bolinhas também podem surgir.
 
Como já dissemos, outro aspecto que pode determinar o preço final do lençol é a trama. Nesse aspecto, além da trama do percal, destacamos dois outros tipos de tecidos: a malha de algodão e o cetim de algodão.

A malha de algodão com sua trama também característica, pode variar de qualidade e preço quanto mais fina for a fibra utilizada. Produzida em tear circular, sua trama garante uma enorme maciez e, ao contrário do que muitos pensam, não faz com que o corpo esquente sobre o lençol.
O cetim de algodão também tem a sua classificação em fios (podendo chegar a mil fios) e segue os mesmos critérios. É exatamente sua trama de estrutura assimétrica que o diferencia e que permite produzir um lençol mais fácil de ser passado, com maior maciez, brilho e aquele toque inconfundível.

Finalmente os lençóis de algodão egípcio diferenciam-se por ter fibras mais longas e isso permite oferecer um acabamento de alta qualidade. O algodão egípcio dispensa comentários quanto a sua qualidade, pois é reconhecidamente o melhor e mais valorizado algodão do mundo.
É importante ressaltar que os edredons e colchas coordenados são elaborados com os mesmos tecidos que os lençóis e seguem o mesmo raciocínio quanto à qualidade e preço.




Dicas de como cuidar:
Sugestões antes de começar
A lavagem doméstica é recomendada para lençóis, toalhas de banho e de mesa, exceto quando a limpeza a seco for indicada.

Recomendamos enfaticamente:
a) Pré-lavar todas as peças antes de usar
b) Lavar as peças separadas das demais roupas, particularmente produtos que contém poliéster. 

O poliéster solta bolinhas e estas irão depositar-se sobre as fibras naturais, diminuindo a suavidade e maciez do tecido. 
Além disso, roupas com botões ou zíperes podem danificar as peças delicadas na lavagem.

Escolha um detergente de lavagem suave. 
Produtos com agentes de coloração azul ou alvejantes não são recomendados em tecidos coloridos ou com bordados em cores, pois estes podem desbotar progressivamente.

Como tirar manchas

Mofo: aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. Deixe a peça assentar ao sol por algumas horas. Lave de forma usual, mas separadamente.
Marcas de queimado: trate da mesma forma que o mofo, mas não é necessário secar ao sol.

Vinho: vinho branco é removido facilmente com lavagem normal. O vinho tinto pode ser tratado de duas formas: a) esfregue sal na mancha e enxágue na água fria; se a mancha persistir, esfregue sal para remover; ou b) sature a mancha com club soda até desaparecer.

Manteiga ou Margarina: misture uma colher de chá de detergente com água morna. Aplique na mancha e passe um pano. Pode ser necessário repetir algumas vezes. Ou misture uma parte de vinagre branco e duas partes de água. Sature a mancha e passe um pano até secar. Lave de forma usual.

Frutas vermelhas e frutas comuns: Se a mancha ainda estiver úmida, pulverize com sal e sabão líquido suave. Deixe assentar por duas horas e enxágüe bem. Se a mancha estiver seca, uma solução de bórax (uma parte para seis de água) pode remover a mancha. Deixe o local de molho até a mancha desaparecer.

Sangue: Trate as manchas de sangue imediatamente. Lave bem em água fria (nunca água quente, pois isso assentará a mancha permanentemente) e depois tente uma das seguintes operações: a) pulverize a mancha com amaciante de carne sem cheiro; ou b) passe um pano úmido embebido em água oxigenada, deixe borbulhar e depois lave com pano novo. Repita a operação, se necessário.
Para manchas de sangue secas: deixe embebido em água fria e duas xícaras de sal por uma noite. Lave da forma usual.

Cera de velas sobre forros de mesa: Retire delicadamente a cera, que pode ser removida facilmente com a unha. Se a cera estiver mole, endureça com um cubo de gelo. Coloque a peça entre duas folhas de papel pardo e passe com ferro morno; a cera restante será absorvida pelo papel. Se a cera for colorida, lave com alvejante.

Café e chá: Aplique uma solução de bórax (uma parte para seis de água) diretamente na mancha e em seguida lave em água morna e com sabão.

Graxa: Não deixe a graxa assentar! Pulverize a mancha de graxa nova com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por duas horas até o pó engrossar. Raspe e repita o processo. Escove o pó e lave da forma usual.

Batom: Raspe o mais que você puder com uma faca cega. Use pré-lavagem por pulverização e esfregue com toalha branca limpa. Lave da forma usual.

Marcas de queimado: Trate da mesma forma que o mofo, mas não é necessário secar ao sol.
Para assegurar a longevidade de suas roupas de cama, alterne seus lençóis com um jogo no armário, um jogo na cama e um jogo na lavagem. Isso garante que nenhum jogo terá mais desgaste que o outro.


Lavagem de Roupas de Cama
As peças devem ser separadas em cores claras ou escuras. Evite sobrecarregar a máquina para evitar quebra das fibras longas como as de algodão egípcio. As roupas de cama, quer sejam de algodão puro ou mistura de algodão/linho, devem ser lavadas em água morna, usando sabão neutro suave, com enxágue final frio. Se for necessário pré-enxágue, este deve ser feito em água fria.
Deixe que sua lavadora encha e comece a agitar antes de colocar sabão ou alvejante. A menos que suas peças estejam extremamente sujas, use metade da quantidade de detergente recomendada. Isso reduzirá os danos às fibras e limpará suas peças perfeitamente.

Retire imediatamente as roupas de cama lavadas da máquina. Isso ajuda a reduzir o enrugamento. O ato de sacudir as peças úmidas antes de secar (em baixo calor) também ajudará a reduzir enrugamentos e a acelerar o tempo de secagem.

Lavagem de Roupas de Banho
Toalhas felpudas: a lavagem de toalhas felpudas antes de usar inicia o processo de quebra, tornando-as mais macias e mais absorventes. Diversas lavagens são necessárias para que toalhas felpudas 100% algodão obtenham sua absorção máxima, fofura e maciez.

Toalhas em tecido alveolado: essas toalhas leves, trançadas em forma de waffle, tem tramas bem soltas para absorção, secam muito rapidamente e foram pré-encolhidas. Os itens de alvéolos brancos com bordas coloridas podem ser branqueados de forma segura para manter seu brilho.
Lave as toalhas em água morna e detergente suave. É particularmente importante, com relação às toalhas, não usar amaciantes de tecido, porque isso reduz a capacidade de absorção da toalha.

Como secar
Secagem em varal é o ideal, deixando as peças quase sem enrugamentos e com cheiro de roupa nova, mas o uso de sua secadora com os ajustes apropriados produzirá resultados satisfatórios, deixando as peças macias e relativamente livres de enrugamentos.
Não seque excessivamente suas peças usando ajuste muito quente da secadora. Regule sua secadora na pressão permanente, que tem um ciclo cool-down (esfriar) no final o que ajuda a reduzir enrugamentos. A maioria das secadoras tem ciclo de ar que simplesmente agita ou revira seu conteúdo sem nenhum aquecimento. Este também é um bom método de secar.

Retire suas peças imediatamente, para reduzir o enrugamento. Suavize-as posteriormente, pressionando com os dedos detalhes como flanges nos travesseiros, bordas nos lençóis lisos, bordas nas toalhas de mesa ou guardanapos. Em seguida, dobre cuidadosamente.

Como Passar a Ferro
A lavagem e secagem adequadas de suas peças eliminarão muitas rugas. Mas as peças finas de tecidos feitos de fibras naturais normalmente enrugam, particularmente quando novas. À medida que ficarem mais usadas, tornam-se mais macias e encolhem menos.
O uso de um bom ferro a vapor facilitará o passar. Evite usar produtos à base de goma, que têm a ten-dência de aderir à superfície do ferro e podem também atrair traças para as peças guardadas. Se você quiser passar a ferro suas peças, recomendamos os seguintes procedimentos:

Roupas de cama
Passe a ferro suas roupas de cama enquanto ainda estiverem úmidas. Se a peça for bordada, passe a ferro pelo lado do avesso para evitar danos ao bordado.
Veja a etiqueta costurada na peça com os símbolos universais para ajuste apropriado de seu ferro (veja diagrama de símbolos no final desta seção).

Peças de mesa
As toalhas de mesa em tecidos de algodão devem ser passadas enquanto úmidas. Curiosamente, o ato de passar a ferro peças de mesa em tecidos trançados em jacquard realçará o padrão, aumentando a aparência tridimensional própria da técnica de trançagem em jacquard.

Como Guardar
Se você pretende guardar suas peças, passe-as a ferro antes.
Guarde as peças horizontalmente. Se as prateleiras forem de madeira, forre-as com papel macio, tipo lenço de papel; algumas madeiras, como o cedro, contêm óleos que podem danificar as peças.
Não deixe as toalhas sobre mesas que possam ficar expostas à luz solar direta por muito tempo.

compartilhado do blog Casamento Perfeito