domingo, 10 de agosto de 2014

ESTÚDIOS PININFARINA

Uma experiência carregada de tecnologia, harmonia, puro design e tradição!


por Adriana Scartaris
fotos Adriana Scartaris

ESTÚDIOS PININFARINA - TORINO / ITÁLIA                                                                                          PAOLO TREVISAN E ADRIANA SCARTARIS
Mais que o grande estudio de design que está a frente de criações como os incríveis carros esportivos de luxo que são objeto de desejo, a Pininfarina cresceu inspirada nos valores de criatividade, experiência e inovação, sem esquecer a tradição e vem encantando consumidores desde 1930 concebendo produtos emblemáticos em diferentes segmentos.
Em minha última visita à Itália, em abril deste ano, tive a honra de ser convidada para conhecer os estúdios de onde saem as mais incríveis criações do design mundial.
Com sede em Turim desde 1930 a Società Anonima Carrozzeria Pinin Farina evoluiu de uma empresa artesanal para um grupo internacional que pode atuar como uma indústria automotiva global. Hoje Pininfarina, concentra-se nas atividades de projeto, serviços de engenharia (automotiva e não automóvel) (desenvolvimento de produtos, testes, o protótipo de construção) e na concepção e realização de pequenas séries ou de carros originais, o chamado Fuoriserie.

Fui recebida pelo Chief Designer da Pininfarina, Paolo Trevisan.
Na empresa desde 2000, Paolo é responsável pelo controle de todos os processos da cadeia de design de produtos Pininfarina Extra, desde as etapas de pesquisa e análises até a fase de protótipos e o plano de marketing dos produtos. Paolo também desempenha o cargo de Coordenador Master do Instituto Europeu de Design, organização pela qual trabalha desde 2001. Durante a visita aos estúdios pude conhecer entre muitos projetos, o projeto arquitetônico que em breve estará concluído em São Paulo e adianto que é realmente impactante.



BATTISTA "PININ" FARINA
Battista "Pinin" Farina nasceu em Turim, 2 de novembro de 1893.

Poucos sabem que Pininfarina transformou-se em sobrenome graças à contribuição de Battista, o pequeno (pinin) Farina trouxe ao país. Graças a ele hoje marca e família são conhecidos como referência no mundo do design. O sobrenome Farina foi mudado para Pininfarina em 1961 por decreto presidencial.
Aos onze anos, ele começou a trabalhar no pequeno negócio criado por seu irmão mais velho John, "Estabelecimentos Farina."
Durante a Primeira Guerra Mundial, ele supervisionou pessoalmente a construção de aviões Aviatic da escola, ele recebeu uma comenda militar.
Em 1920, ele foi para os Estados Unidos. Em Detroit foi recebido por Henry Ford, que o convidou para ficar na América e trabalhar para a sua indústria, mas preferiu voltar para a Itália onde casou-se com Rosa Copasso, com quem teve dois filhos, Gianna, nascida em 1922 e Sergio, nascido em 1926.
Pininfarina sempre muito interessado no progresso técnico criou mais que uma empresa. Criou o estilo Pininfarina de projetar.




ENTRADA DO MUSEU ASSINADA COM A MÁXIMA DO GRANDE DESIGNER 
O Museu logo na entrada dos estúdios é um presente para os amantes do design e o visitante é recebido com uma máxima do mestre.

“Stile italiano significa senso della proporcione, simplicità e armonia di linee, sicché quanto é trascorso um tempo considerabile si pero ancora notare qualcosa che risulta piu vivo del ricordo della beleza”.

“Estilo italiano significa senso de proporção, simplicidade e harmonia das linhas de modo que mesmo que passe muito tempo, você ainda sentirá viva a memória da beleza”.
Pinin Farina
Tokio, 1960





LANCIA FLORIDA II - 1957


PAOLO TREVISAN APRESENTA OS MAIS EMBLEMÁTICOS CARROS CONCEBIDOS POR PININFARINA
Na década de 1950, Pinin Farina, mudou a forma de arquitetura automotiva.
O emblemático show car Lancia Flórida  ​desencadeou uma revolução de estilo em todo o mundo com uma influência ainda se pode ver hoje.
Historicamente poucos estudos de design oferecem um exemplo tão claro de uma verdadeira nova forma. 
Não havia nada como a Flórida, em trabalho anterior ao de Pinin Farina e quando ele foi exposto causou surpresa sobre o mundo no Salone dell' Automobile Turim, na primavera de 1955.
Notavelmente limpo para a época e quase sem artifícios decorativos, seu projeto privilegia as formas com para-brisa envolvente e vidros das portas sem moldura. A abertura central das portas sem pilar de sustentação revolucionou o design automobilístico.




SPIDER EUROPA "VOLUMEX" 1983


SPIDER EUROPA "VOLUMEX" 1983


SPIDER EUROPA "VOLUMEX" 1983
Apenas 500 peças deste modelo foram construídas e a maioria exportada para a Alemanha.
O Spider Volumex foi desenvolvido a partir do FIAT 124 e sua produção iniciada em 1966.
Em 1982 surgiu a versão Spider Europa e o modelo top de linha, O Volumex foi construído em duas cores: Rubi metálico (361 peças) e Preto metálico ( 139 peças).







FERRARI SINTESI - 2008


FERRARI SINTESI - 2008
O conceito de design do SINTESI permite dar forma às peças mecânicas ao redor dos passageiros. Linhas fluidas em loop contínuo que se estende por todo o carro a partir da asa dianteira mesclando-se ao pára-choque traseiro e contorna a janela lateral mergulhando de volta ao encontro da asa dianteira.  O peso dos componentes mecânicos é distribuído por toda a estrutura do carro. Segundo a Pininfarina “ Nossa fonte de inspiração para o SINTESI é a liberdade do homem em relação à tecnologia; um carro em que a tecnologia dá liberdade criativa de volta para o designer e nos permite explorar novas formas e futuros cenários”.





2UETTOTTANTA - 2010


2uettottanta - 2010


2uettottanta - 2010
Um carro esporte para desfrutar. Concebido para  o motorista que aprecia a vida ao ar livre e vive a experiência sensorial que mistura vaidade e entretenimento.
O 2uettottanta ganhou o prêmio Car Design of the Year Award como o melhor projeto do carro de 2010.
Produzido para marcar o 80º aniversário da Pininfarina e o centenário da Alfa Romeo e é uma homenagem ao Alfa Romeo Duetto.
Representa o apogeu da parceria entre as duas empresas italianas.
O nome significa muito para os carros esportivos italianos:
2 refere-se à configuração de dois lugares
2etto à influência do clássico Alfa Duetto
Ottanta (80 em italiano) representa o número de anos que a Pininfarina move o mercado com suas criações.






FERRARI SP12 EC - 2012


FERRARI SP12  EC - 2012                                            "EC" = ERIC CLAPTON
Concebido para seduzir os clientes mais exigentes da marca italiana. 
O carro leva o selo Pininfarina e traz uma novidade da marca que aposta nas versões customizadas e limitadas que levam o nome de famosos convidados especiais como esta que tem seu interior assinado por Eric Clapton.
A Ferrari SP12 EC  é uma combinação entre a força da Ferrari 512 BB com o estilo e modernidade da Ferrari 458 Itália.
Esta versão tem a parte inferior da carroceria em preto fosco e o restante no tradicional vermelho Ferrari, além disso uma asa traseira acentuada que lembra clássicos como 308 e 288 GTO. 




FERRARI SERGIO 2013


FERRARI SERGIO - 2013
Criada para homenagear Sergio Pininfarina, filho do criador do estúdio de design italiano, falecido em 2012 aos 85 anos
O carro é inspirado nas grandes conquistas de Sergio ao longo de sua vida e tem características esportivas concebidas para despertar o sentimento de alegria e paixão ao dirigir o esportivo que é uma fonte de emoção e adrenalina.








Sergio Pininfarina entrou para a empresa da família em 1950, quando se formou em engenharia mecânica pela Escola Politécnica de Turim. Em 1966, após a morte do pai, assumiu estúdio. Sergio Pininfarina assina a criação de inúmeros modelos da Ferrari, entre eles a Enzo, Testarossa, além da 550 Maranello, a F355 Spider, a Mythos, o Cadillac Allanté, o Alfa Romeu 164, o Lancia Montecarlo e outros de marcas como Peugeot, Honda, Fiat e Jaguar