terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MESAS DECORADAS PARA FESTAS DE FINAL DE ANO

DECORAÇÃO DE MESAS PARA NATAL E FINAL DE ANO  COM OBJETOS QUE ATRAEM PROSPERIDADE

Que tal atrair boas energias decorando sua mesa de Natal e Reveillon?
Você pode atrair prosperidade, saúde, amor e muito mais!

MONTE SUA MESA SEGUNDO O FENG SHUI

PARA ATRAIR PROSPERIDADE
ÁREA DA PROSPERIDADE
Esta  área está ligada à sorte e ao movimento
Móveis e acessórios de madeira
Objetos que tenham movimento
Formas cilíndricas
Cores: púrpura , azul e vermelho


Foto Duda Schwab

Para o Feng Shui, uma casa próspera deve ter não apenas riqueza, mas fartura e abundância de harmonia e saúde. Esta máxima jamais deve ser esquecida, pois o bem-estar é nossa maior riqueza e base para todas as nossas conquistas. Existem algumas dicas básicas e práticas para aumentar sua prosperidade e nossa sugestão é uma decoração para a mesa da ceia de ano novo que pode ser montada na praia.
Foto Duda Schwab

Um símbolo da prosperidade para o Feng Shui é o peixe, por isso tenha um na decoração de sua mesa. Acima usei a estatueta de um peixe talhada à mão em cerâmica esmaltada. Uma boa opção é colocar pequenos aquários com peixinhos vermelhos no arranjo central da mesa.

Foto Duda Schwab

Sementes também devem fazer parte da decoração, pois para o Feng Shui a prosperidade acontece quando o vento espalha as sementes e a terra as devolve em vida. Tenha peças em madeira e detalhes na cor magenta na decoração. Na mesa acima, o magenta está presente nas flores que formam o arranjo central, completado pelas correntes de sementes naturais. Uma dica para realçar o magenta gastando pouco é colocar um rabanete como decoração sobre o prato de cada convidado.
Para ativar a prosperidade você também pode usar objetos que tenham movimento, como móbiles, móveis em madeira e itens com formas cilíndricas.



PARA ATIVAR AS PAIXÕES
ÁREA DOS RELACIONAMENTOS
Esta é a área ligada às relações de afeto, amor e  proteção.
Seu elemento é a terra.
Utilize:
Objetos em par
Utensílios de cerâmica
Objetos de arte feitos de barro
Formas: quadrada ou retilínea
Cor: branco, rosa e vermelho
  


Fotos Duda Schwab
O elemento que rege a área dos relacionamentos é o terra. É ele que confere força moral, receptividade e estabilidade. Para ativar este elemento podemos utilizar alguns recursos na ambientação como tijolos e telhas, utensílios de cerâmica, objetos de arte feitos de barro, itens com formas quadrada ou retilínea, cor amarela e tons terra.
Ativar o elemento terra na área dos relacionamentos sempre trará estabilidade e solidez. Esta sugestão torna sofisticada e atraente uma proposta para a mesa de ano novo que ativa as grandes paixões.
A decoração foi montada sobre uma mesa de centro de forma quadrada e tampo retilíneo. Este é o formato do elemento terra que traz estabilidade e solidez. O vermelho, presente nas taças e nas frutas, é a cor das paixões para o Feng Shui. As aves em par sugerem que a paixão será para sempre. A pele ecológica sobre a mesa, uma manta para sofá, equilibra o conjunto trazendo a cor do elemento água.
A manta é feita de tecido sintético, na cor marrom escura.
Para ativar as paixões use sempre objetos em par, cor vermelha e suas variações, toques de elementos naturais como madeira e cerâmica e almofadas em tecidos macios.



PARA ATRAIR O SUCESSO
ÁREA DO SUCESSO
Esta é a área associada ao brilho, à claridade e à beleza.
Também está ligada à fama e à auto realização tanto material quanto espiritual.
Seu elemento é o fogo.
Representa razão, motivação, alegria e prazer.
Utilize:
Lã, peles ou couro
Formas: triangulares como as das chamas.
Cores: dourado, vermelho e suas variações

  

Foto Duda Schwab
Primeiramente, precisamos abstrair o conceito de sucesso para o Feng Shui. Quando falamos de sucesso, falamos também de iluminação e de brilho. O que vem a ser este brilho? Mais do que fama, o brilho e a iluminação de que tratamos na área do sucesso trazem um conceito mais abrangente de realização e luz interior. O elemento do Sucesso é o fogo, que ilumina e mostra o caminho para que se chegue à "claridade interna". Não existe sucesso sem luz interior.
Para o Feng Shui o sucesso está em posição complementar à área do trabalho ao do sucesso, é o do trabalho. Esta observação nos ajuda a compreender melhor o significado do sucesso. É o resultado do trabalho e da persistência durante toda nossa vida, em busca daquilo que queremos e que nos é realmente importante.
Concluímos que tudo o que se relaciona ao sucesso tem relação direta com a luz e o brilho. Do elemento fogo, podemos abstrair a forma triangular como a da chama e a própria sensação de calor que o fogo produz. As cores ideais para ativar esta área são todos os tons de vermelhos, alaranjados e dourados.


Fotos Duda Schwab
Minha sugestão para atrair o sucesso no próximo ano é para uma mesa decorada com requinte e lugares marcados. Monte sua decoração usando a energia do número 8. Na numerologia, o oito é o número do mérito e por este motivo muito associado à fortuna. Oito castiçais em tamanhos variados compõe o arranjo da mesa com flores de pétalas pontiagudas, forma da chama do elemento fogo do sucesso.
No centro da mesa, um grande arranjo com três velas para ativar a "Trindade", conceito do divino, e abençoar o sucesso dos convidados. O brilho fica por conta dos vários tons de dourado presentes no arranjo floral, no aparelho de jantar e nos talhares.
Para ativar o sucesso utilize sempre dourado e suas variações, brilho, velas, objetos decorativos em grupos de oito peças, flores com pétalas e folhas pontiagudas como as chamas.


Foto divulgação
Para uma produção mais ousada o vermelho intenso ativa o elemento “fogo” do sucesso.
Para esta proposta selecionei jogos de mesa e louça com linhas triangulares que também ativam o fogo.


PARA ATIVAR A CRITIVIDADE
ÁREA DA CRIATIVIDADE
O metal é o elemento da criatividade porque pode ser moldado de infinitas formas e é muito resistente. Diretamente ligado à renovação e criação traz a energia da curiosidade e alegria infantis, por isso, também fala das crianças. Tudo o que criamos e projetamos está diretamente ligado à esta área.
O Lago, símbolo desta área, mostra por sua forma sinuosa a capacidade criativa de se adaptar e de se moldar ao terreno ao seu redor. Um lago muda de forma de acordo com a quantidade das chuvas que o alimentam. O elemento metal, também tem esta característica; quando liquefeito, pode ser moldado da maneira que nossa criatividade conduzir. Para o Feng Shui a Criatividade está em posição complementar ao da Família, nos lembrando sempre de que nossas criações são resultado de tudo o que carregamos de aprendizado, de nossa história e da história daqueles que nos precederam.

Esta é a área da jovialidade, entusiasmo, agilidade e  felicidade.
Seu elemento é o metal.
Representa justiça, o caráter, a verdade e a força moral.
Utilize:
Objetos de metal
Mármores e granitos
Esculturas
Formas: circular e oval
Cor: branca e tons pastel

Foto divulgação
Faça uma produção com o que tiver em casa. Vale misturar materiais e estilos. Tons sempre claros e formas arredondadas. Use branco e toques de amarelo. Materiais naturais como algodão devem ser usados como base para destacar peças em metal que é o elemento da criatividade.



PARA ATIVAR A ESPIRITUALIDADE
ÁREA DA ESPIRITUALIDADE
A área da Espiritualidade está associada ao elemento Terra.
Para o Feng Shui, a espiritualidade está diretamente ligada ao conhecimento da essência das coisas e da vida; do significado e do conceito de tudo o que nos cerca. É um convite ao desenvolvimento mental e espiritual. O conceito desta área está ligado aquilo que não se sabe e se deve aprender e entender. Para o Feng Shui a área da espiritualidade está em posição complementar à área dos relacionamentos para nos lembrar da importância do autoconhecimento no caminho da harmonia e equilíbrio em nossa relações com os que nos cercam.
Esta área está relacionada a meditação, tranquilidade e conhecimento
Este também é o local da casa indicado para fazer referências aos seus símbolos de fé.
Seu elemento é a Terra
Representa sinceridade,  fé, segurança, estabilidade e solidez.
Utilize:
Tijolos e telhas
Utensílios de cerâmica
Objetos de arte feitos de barro
Objetos de fé
Formas: quadrada ou retilínea
Cores: azul, verde, violeta e preto



Fotos divulgação


PARA ATIVAR A FAMÍLIA
ÁREA DA FAMÍLIA
A área da Família, associada ao elemento madeira, traz a energia e a força da natureza que se move para cima como uma árvore em crescimento. O símbolo é o Trovão,  que representa a energia dos mais velhos. A associação diz que como o trovão que vem antes da chuva, nossos ancestrais vieram antes de nós e devem ser respeitados e honrados. O conceito desta área remete à proteção e sabedoria dos ancestrais, ao núcleo acolhedor da família como a conhecemos e ao conceito de hierarquia no ambiente de trabalho. Outra maneira de abstrair o conceito da área da Família é refletir sobre sua associação com a primavera, tempo de renovação, de renascimento; quando a natureza mostra toda sua força depois de se retrair no inverno, para explodir em vida e em cores. É como se disséssemos sobre a importância da proteção da família em nossos recomeços. Para o Feng Shui a área da Família está em posição complementar à da Criatividade que fala das crianças e da prole; nos lembrando da continuidade e da importância de passarmos nosso aprendizado para os que chegam.
Este área está relacionada ao crescimento da natureza, ao nascimento e multiplicação.
Seu elemento é a madeira.
Área  ideal para colocar objetos e relíquias de família.
Utilize:
Móveis e acessórios de madeira
Pisos  e forros em madeira
Plantas e flores
Quadros que retratem paisagens
Tramas naturais como algodão
Formas cilíndricas como as das árvores
Cores: verde, azul e violeta

Foto divulgação



PARA ATIVAR A SAÚDE
ÁREA DA SAÚDE
Representa  a unidade, o equilíbrio do todo. É desta unidade que nasce o verdadeiro equilíbrio. Para o Feng Shui, esta área está diretamente ligada à saúde, pois saúde é antes de mais nada o equilíbrio e harmonia de todos os aspectos de nossas vidas. Representado pelo símbolo que contém as duas energias que regem o universo; a masculina e a feminina em sua verdadeira essência e em equilíbrio, o Tai Chi pode ser considerado como o resultado  ou como o ponto de partida. Nele estão contidos o tudo e o nada, a ação e a reação, o motivo e a consequência.
Utilize:
Plantas e flores delicadas
Tramas naturais como algodão
Formas arredondadas
Cores: amarelo


Foto divulgação


Depois deste convite à reflexão, quando pensar na produção de sua mesa para as festas leve em consideração os valores maiores contidos neste arquétipo e projete seus objetivos de maneira mais profunda e abrangente. Este, sem dúvida será um exercício de autoconhecimento e iluminará seus objetivos.

"De forma geral, o Feng Shui tem muito de intuitivo e de observação de nossa história, de nossa rotina diária, dos simbolismos que cercam, cada um à sua maneira, todas as culturas e principalmente, do poder de abstração destes conceitos. Elaborar um projeto de Feng Shui, não é apenas seguir fórmulas prontas e receitas de combinações de cores e formas. Sem rigidez ou imposições, criar um espaço equilibrado, muito tem de bom senso e reflexão. Deve ser elaborado sem medo de errar; basta refletir sobre cada cantinho e sobre o significado de cada espaço, objeto, cor, imagem...
Quando aplica Feng Shui em um ambiente ou residência, nada mais se está fazendo do que refletir sobre cada item palpável selecionado.
O resultado é que o morador acaba por ter uma relação mais íntima com sua moradia.

Cria-se um verdadeiro “ninho” onde o morador se sente bem e para onde sempre quer voltar."