quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O MUNDO DE TIM BURTON EM SÃO PAULO


A fachada do MIS 

A primeira exposição do cineasta Tim Burton é em São Paulo no MIS (Museu da Imagem e do Som)









Fui ver de perto e fiquei encantada com a riqueza de seu trabalho, suas inspirações e personagens incríveis! Mergulhar um pouco no mundo do artista é inspirador!


Tim Burton esteve aqui para acompanhar a abertura da exposição. Cheio de simpatia e humor, afirmou em uma entrevista que a exposição faz com que ele pareça melhor do que é. Modesto! Trabalho forte onde o macabro e adulto cria personagens doces. Adorei!


O visitante é engolido logo na entrada e mergulha no mundo de Tim Burton
São mais de 500 itens que exploram a criação do artista desde os desenhos de infância, até as obras mais recentes como diretor passando por trabalhos maravilhosos que revelam seu grande talento como desenhista.


personagens de Noiva Cadáver. Um filme de animação encantador

este boneco se mexeu, eu juro!

Cadernos com seus esboços. Vários esboços mostram a criação de seus personagens


Noiva-cadáver

 Personagens do filme Alice no Pais das Maravilhas
Vi uma entrevista do ator Johny Deep que afirmou ficar estasiado cada vez que recebe uma ligação de Tim.
O artista cria personagens singulares mas gosta de trabalhar sempre com a mesma equipe.

Personagem do filme O Estranho Mundo de Jack

Traço incrível!
  




Um artista com múltiplos talentos que se revelam em ilustrações, pinturas, esboços, fotografias e textos. São pinturas, bonecos, storyboards e a filmografia que mostra Edward mãos de tesoura, O estranho mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, Os fantasmas se divertem e muito mais.




São muitos esboços





dezenas de guardanapos com esboços














Sobre Tim Burton 

fonte site do MIS

Timothy Walter Burton nasceu em 25 de agosto de 1958, em Burbank, sul da Califórnia (EUA). 

Quando era adolescente, entediado com a vida nos subúrbios, Burton se divertia pintando, desenhando e fazendo curtas. Em 1976, iniciou seus estudos no California Institute of The Arts e alguns anos depois, em 1979, entrou para a The Walt Disney Company onde conseguiu um emprego como estagiário de animação. 
A carreira cinematográfica de Burton começou em 1985 na Warner Bros, com As Grande Aventuras de Pe-weeBeetlejuice (1988) e Batman (1989), e sua reputação como um autor com um estilo visual único foi alcançada mundialmente com os sucessos de crítica e de bilheteria de Edward Mãos de Tesoura (1990) e The Nightmare Before Christmas (1993). 

Em seus 18 longas, Burton explorou os mais variados e díspares gêneros como biografia Ed Wood (1994), ficção-científica, Marte Ataca! (1996), horror A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), fantasia Big Fish (2003), animação em stop-motion A Noiva Cadáver (2005), literatura infantil Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e musical Sweeney Todd (2007).
Além do cinema, Burton realizou trabalhos para a televisão, comerciais, lançou livros e também empreendeu na internet. Para a televisão fez Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa (1984) e Alfred Hitchcock Presents: The Jar (1986), comerciais para a  Hollywood Gum e Timex; na internet criou a web série The World of Stainboy (2000) e no campo musical dirigiu o videoclipe de Bones (2006), música da banda The Killers. Em 1997, publicou o livro ilustrado The Melancholy Death of Oyster Boy and The Other Stories e em 2003, a editora norte-americana Dark Horse Comics apresentou os bonecos colecionáveis Tragic Toys for Girls and Boys

Embora seja conhecido, sobretudo como cineasta, Burton tem prosseguido com seus projetos pessoais como ilustrador, pintor e fotógrafo.

Os visitantes podem esperar muitas surpresas. Entre as novidades estão a expografia especial, criada pela equipe do museu em parceria com a Caselúdico, e uma nova divisão das seções originalmente criadas. 

O Mundo de Tim Burton conta ainda com uma sala inédita que revela quais foram as inspirações que influenciaram o cineasta em seu trabalho. O espaço foi montado a partir de uma lista feita por Tim Burton. Entre os itens estão pôsteres promocionais dos filmes King Kong (1976) e Frankenstein (1931), uma cópia do quadro A noite estrelada, de Vincent van Gogh, e uma foto de Edgar Allan Poe

A mostra traz ainda uma sala dedicada a projetos não realizados, e outra, à sua filmografia.
 

Serviço:

MIS - Museu da Imagem e do Som SP - Av Europa

de 04 de fevereiro a 15 de maio

10h às 20h (terça à sexta-feira)

9h às 21h (sábado)

11h às 19h (domingos e feriados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário