sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NUMEROLOGIA NA DECORAÇÃO

Pessoalmente, considero a Numerologia, aliada ao Feng Shui, como uma poderosa ferramenta na criação.
Também me dá dados para saber como “falar a língua” do cliente. Todo o trabalho acaba fluindo bem.
Adriana Scartaris


Saiba como calcular seus números pessoais e aplicar a técnica na decoração e design do seu espaço unindo Feng Shui e Numerologia para obter mais saúde e equilíbrio.

No mundo ágil em que vivemos, podemos notar cada vez mais, a busca que se faz por equilíbrio e harmonia. Vários podem ser os caminhos e as técnicas utilizadas como ferramentas neste processo. Quando falamos em harmonia e equilíbrio, temos um conceito abrangente e muito rico; aplica-se ao nível espacial e pessoal.
Ambientes residenciais ou comerciais carregam em sua energia não apenas a vibração do espaço; mas também das pessoas que os ocupam.
De nada adianta ter uma casa belíssima, aconchegante, equilibrada em formas, cores, volumes etc., se seus ocupantes vivem em desarmonia e desequilíbrio. No máximo, teremos um ambiente que minimiza estas questões por ser equilibrado; mas este equilíbrio se quebrará se a energia dos moradores estiver desalinhada. O equilíbrio pessoal caminha lado a lado com o equilíbrio do espaço e um não sobrevive sem o outro.
Muitas vezes, nós consultores, nos deparamos com situações complexas vividas por aqueles que nos procuram para aplicação das técnicas que conhecemos. Precisamos estar bem atentos para detectar estas situações. Muitas vezes, os sinais são sutis; outras, no entanto, bem evidentes.
Vejamos por exemplo; ao receber um telefonema com um relato do tipo:
Acabo de comprar meu primeiro apartamento! Logo logo vou receber as chaves. Quero deixar tudo perfeito e harmonioso. Estou realizando um sonho! Quero aplicar o Feng Shui para saber direitinho que cores devo usar, como ativar todos os setores da minha vida, qual será o melhor quarto para minha filhinha, enfim; quero tudo perfeito! Quando podemos começar?
Fácil perceber que a energia desta pessoa é muito positiva e que está passando por um momento feliz, de realizações, de alegria e dinamismo. O Feng Shui e todas as terapias complementares das quais lançamos mão para o trabalho ativarão mais ainda esta condição e proporcionarão o equilíbrio do espaço que vai criar condições para que os moradores mantenham também o equilíbrio pessoal que aparentemente já possuem, vivendo num ambiente acolhedor, estimulante e aconchegante. O consultor poderá detectar os pontos fortes desta família e ativar através das curas no espaço, detectar algum ponto que necessite de um trabalho específico para sanar alguma possível dificuldade e o trabalho fluirá.
Diferente do relato, por exemplo:
Meus negócios não estão indo nada bem. A empresa está passando por dificuldades, não conseguimos conversar calmamente em casa, meus funcionários entram em atrito e competem o tempo todo, já estou cansado de tentar solucionar os problemas. Quero aplicar o Feng Shui em minha casa e no escritório, para ver se tudo se resolve. Se não der certo desta vez, eu desisto!
Percebemos aqui, uma complexidade de situações que cercam esta pessoa. Uma análise mais profunda é necessária. É preciso detectar onde e como atuar com as ferramentas das quais dispomos. A harmonização do espaço deve ser acompanhada de um trabalho de harmonização pessoal. O empresário precisa de harmonização, a equipe de produção e vendas de sua empresa também, bem como seus espaços no escritório e na residência.
Podemos ainda ter a seguinte situação:
Estou com o capital necessário para montar minha empresa. Vou construir a sede. Já escolhi o terreno e gostaria de saber se o terreno é adequado. Quero também já fazer um projeto arquitetônico com a aplicação do Feng Shui. Quanto ao nome da minha empresa, podemos também ver se está tudo ok? Estou pensando na cor do logotipo... Qual a mais indicada?
Neste caso, o empresário está procurando um trabalho completo; desde a base de seu negócio. O acompanhamento será feito desde a harmonização do terreno até a escolha da melhor data para a inauguração, passando pela criação da identidade corporativa, treinamento da equipe, instalações etc.
Em todos estes casos e em muitos mais, notamos a necessidade de utilizarmos algumas técnicas complementares para a realização de um trabalho completo.
Importante ressaltar que nenhum profissional, seja ele qual for, será completamente apto em todas estas técnicas. O consultor deverá sim, conhecer um pouco de cada uma para poder identificar quais delas serão adequadas para seu cliente e se cercar de consultores parceiros, cada um apto em sua especialidade, para juntos promoverem um trabalho completo que atenda a todas as necessidades do cliente.
Particularmente, gosto muito da Numerologia para identificar o perfil de meu cliente. Traçando o perfil do morador, obtenho dados que norteiam meu projeto para que o resultado reflita o perfil do morador e materialize seus desejos.

Numerologia

Um dos mais famosos matemáticos da história foi Pitágoras, filósofo grego do século VI a.C. que racionalizou os números num sistema funcional. Mais que um matemático, Pitágoras como filósofo, conseguiu explicar através dos números, a natureza oculta das coisas e dos seres.
Pitágoras designou números de 1 a 9 atribuindo a eles princípios místicos de evolução.
Hoje em dia, nossa rotina é norteada por números; são os números que utilizamos para medir distâncias, criar música, construir casas, controlar luz etc.
O som. A vibração sonora é traduzida em números.
Desde que nascemos, somos conhecidos e identificados por nossos nomes e sobrenomes. Ambos, ao serem pronunciados, criam uma vibração sonora que mostra como somos e como fomos formados. Desta maneira, conhecemos a vibração de nossa essência.
Para a numerologia, os sons dos nomes têm as vibrações que os compõem.
Das vogais vêm as freqüências que apontam o tipo de "espiritualidade".
Das consoantes, a "personalidade", como somos vistos pelos outros.
Pela soma dos dois (vogais + consoantes) determina-se o potencial do trabalho, ou a realização, o "caráter".
Finalmente, pela data de nascimento resulta o número do "destino" o qual determina os obstáculos, as advertências, ou as facilidades que estão adiante no caminho da vida.
Esta é uma explicação bastante simplificada desta técnica tão complexa e fascinante.
A Numerologia pode e deve ser utilizada como ferramenta de autoconhecimento e também no auxílio de várias decisões em nosso dia a dia.
Podemos por exemplo, definir qual a melhor data para inaugurar uma empresa, para lançar um novo produto no mercado, para escolher entre algumas opções, a casa nova de acordo com o número do seu endereço e suas vibrações.  
A Numerologia também auxilia o consultor a traçar um perfil do morador para quem está executando o trabalho de Feng Shui. Com o auxílio dos resultados do mapa numerológico de cada morador, o consultor pode identificar melhor os pontos em que deve intervir com as curas para ativar as qualidades ou equilibrar os pontos fracos. Pode também, conhecer a essência de cada um e utilizar o estudo numerológico para determinar entre todas as opções de cura, quais as que terão afinidade com o ocupante do espaço. O projeto de design de interiores, quando baseado no estudo numerológico de cada ocupante, terá como resultado, uma maior afinidade do morador com o espaço e com todas as soluções de design, materiais, formas e cores especificados.
É uma poderosa e importante ferramenta de que dispõe o consultor para a realização de um trabalho completo e profundo que resultará não apenas em um espaço harmonioso, mas também proporcionará aos moradores uma profunda reflexão sobre sua natureza e sua essência.

Como calcular seus “números”

Importante ressaltar que um estudo numerológico é muito complexo e leva em conta vários aspectos do perfil e da fase de vida em que se encontra o morador. O exemplo abaixo é bem simplificado.

Vamos simplificar para calcularmos os números de “Motivação”, “Eu Íntimo”, “Expressão” e do “Caminho do Destino”.


MO = Número de Alma: Soma das vogais. Mostra o que somos em nossa essência.
EU = Número do Sonho. Soma das consoantes. Mostra nosso íntimo. O que queremos.
EX = Número de Expressão: Soma de todas as letras do nome. Mostra como nos expressamos.
CD = Caminho do Destino: Soma da data de nascimento. Mostra o que está em nosso destino na data em que nascemos.


Tabela de Pitágoras – mostra a equivalência numérica das letras

1
2
3
4
5
6
7
8
9
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z


Exemplo:
Nome: Ana de Lima
Nasc: 21/05/1976


A
N
A
D
E
L
I
M
A
1
5
1
4
5
3
9
4
1

MO = 17 (1+7) = 8
EU  = 16 (1+6) = 7
EX  = 33 (3+3) = 6  


21  /  5  /  1976
21 +  5 +   23   = 49  (4+9) = 13 (1+3) =4
CD = 4


Temos:
Ana de Lima
Motivação: 8
Eu Íntimo: 7
Expressão= 6 
Caminho do Destino = 4

Estes  números podem nortear o projeto do ambiente de acordo com cores, formas e as características que apresentam. As vibrações numéricas, também possuem o lado negativo; nosso objetivo aqui é fazer com que o morador se identifique com o espaço e o projeto de design. Por este motivo, usamos apenas as características positivas mais marcantes.
Para o profissional de design e decoração, também dirão muito sobre como lidar com o cliente. Terá mais dados para conhecer os seus desejos e personalidade aumentando o acerto no projeto.


VIBRAÇÕES NUMÉRICAS

1 – O INÍCIO

Verbo: “Eu sou”
Símbolo: 

Cor: Vermelho
Características: Tem o perfil de iniciar e comandar. Representa a potência geradora.
Traz consigo liderança, autoridade, inteligência, energia, determinação, iniciativa.
O espaço deve ser leve e impactante. Linhas retas e bem definidas de design, contrastes vibrantes, peças ousadas, brilho, várias opções de iluminação, materiais nobres e muita tecnologia. Peças únicas para a produção. Sempre usar uma peça com design arrojado e marcante.

2 – A UNIÃO

Verbo: “Eu pondero”

Símbolo:

Cor: Laranja
Características: Tem o perfil de unir, associar. Representa a dualidade cósmica entre Yin e Yang.
Traz consigo diplomacia, paciência, sociabilidade, cooperação, parceria, associação.
O espaço deve ser aconchegante e alegre ao mesmo tempo. Design com linhas orgânicas e delicadas. Cores quentes e sem muita variação de contraste. Peças em par. Tudo deve estar em equilíbrio sem que nenhuma peça se destaque em demasia.

3 – A TRINDADE

Verbo: “Eu crio”

Símbolo:
Cor: Amarelo
Características: Tem o perfil de criador. Representa a Santíssima Trindade (Pai – Filho – Espírito Santo)
Traz consigo a criatividade, dom artístico, cordialidade, otimismo, diversão, o dom da palavra e a valorização da beleza.
O espaço deve ser bem iluminado, criativo, com cores claras e acolhedoras, composições de espaço e detalhes de design em forma triangular, peças em trio. Obras de arte sempre agradarão ao morador.

4 – A ESTABILIDADE

Verbo: “Eu faço”

Símbolo:
Cor: Verde
Características: Tem o perfil de construtor. Representa o planeta Terra.
Traz consigo a praticidade, o método, a organização, a disciplina e o racional. É também conservador e muito dedicado.
O espaço deve ser acolhedor, simétrico, discreto e ordenado. Tons terra transmitem estabilidade e solidez. Verde também pode ser usado. Materiais naturais e com toque macio.


5 – A TRANSFORMAÇÃO

Verbo: “Eu Busco”

Símbolo:
Cor: Azul
Características: Tem o perfil de aventureiro e livre. Representa a união entre o humano e o divino.
Traz consigo a versatilidade, a facilidade de adaptação, a necessidade de ação, o gosto por viagens, a aversão a rotina, a sensualidade e a agitação.
O espaço deve ser versátil, com peças componíveis e volantes, sensual em texturas e materiais, bem arejado, com iluminação natural e opções de iluminação mais aconchegante. Necessita também de espaço para se locomover, sem muitos móveis e objetos em seu caminho.


6 – A HARMONIZAÇÃO

Verbo: “Eu ajudo”

Símbolo:

Cor: Azul escuro
Características: Tem o perfil do conciliador. Representa a família.
Traz consigo a dedicação aos que ama, o senso de proteção, a bondade, a emotividade, a calma e o idealismo.
O espaço deve ser como um verdadeiro ninho de proteção onde a mãe protege a cria. Deve ser muito confortável para permitir a convivência. Contrastes leves, recordações e objetos de família, iluminação aconchegante e contrastes leves. A disposição de móveis e objetos deve possibilitar a proximidade entre a família e amigos.




7 – A SABEDORIA

Verbo: “Eu penso”

Símbolo:

Cor: Lilás
Características: Tem o perfil do analítico. O 7 é a soma do 3 (número do espírito) e do 4 (número da matéria). É o número que representa a sabedoria e perfeição.
Traz consigo o gosto pela cultura e informação, é intelectual, intuitivo, pesquisador, analítico, racional, sensível, místico e crítico.
O espaço deve ser bem cuidado em todos os detalhes, formas longilíneas e esguias no design, iluminação aconchegante. Um espaço que convide à reflexão agradará muito ao morador  de perfil 7. A espiritualidade também estará ligada ao ambiente.


8 – O PODER

Verbo: “Eu comando”

Símbolo:

Cor: Rosa
Características: Tem o perfil do justo e do poderoso. Representa a justiça terrena e o mérito pelos feitos.
Traz consigo o dom para executar e vencer. É honesto, justo, enérgico, ambicioso e muito determinado.
O espaço deve refletir luxo e prestígio, mas sem ostentação. Para ele tudo o que tem é mérito. Peças imponentes e valiosas, design robusto e bem definido. Boa ventilação, segurança cores claras e materiais nobres.



9 – O ALTRUÍSMO

Verbo: Para ele o verbo não existe, pois sente que todos somos iguais.

Símbolo:

Cor: Branco
Características: Tem o perfil do humanitário. Representa as realizações materiais e espirituais; indica qualidades superiores.
Traz consigo o amor, a compaixão, o romantismo, a solidariedade, a generosidade e a tolerância.
O espaço deve ser acolhedor com linhas leves e sem contraste marcante tanto em uso de cores como em design.
Tudo deve ter o mesmo peso visual. Muita iluminação e materiais translúcidos.





Temos ainda os NÚMEROS MESTRES.
São os números  onde o mesmo algarismo aparece repetido. Acentuam as características do número reduzido.
Exemplo: 11, 22
11 – Terá as qualidades do 2, porém com características intensificadas
22 – Terá as qualidades do 4, porém com características intensificadas


 QUARTO DO CASAL

O quarto do casal foi norteado pelo perfil do marido
MO = 4
EU = 2
EX = 6

Os números dizem quem é o morador:
Em sua essência, é extremamente organizado e prático. Em seus desejos, quer harmonizar, acolher, conciliar. Se expressa como protetor e intimamente ligado à família.
Ao criar este quarto de casal, levei em conta o perfil do marido, já que a casa estava toda com o perfil da esposa e da filha. O marido tem uma rotina diária muito agitada e direcionei o projeto para que ele se identificasse totalmente com o ambiente e se sentisse bem e acolhido.
Os tons “terra” têm muito de intimidade com sua essência, pois transmitem estabilidade e solidez. A forma do número 4 (o quadrado) se repete na cabeceira da cama, na colcha e no estofamento do baú aos pés da cama. Tecidos macios e práticos na roupa de cama e cortina.
O Design da movelaria é objetivo e retilíneo. Todos os elementos do design como frisos, medidas, gavetas etc. estão em múltiplos de 2 e 4. O ambiente é simétrico e em equilíbrio como pede o número 2.



 


Para ativar o 6, existem 6 almofadas sobre a cama. Elas representam a família: O pai, a mãe e a filha.
Tudo é muito sutil. Estas sutilezas fazem com que o morador se identifique com seu espaço. Sente-se bem nele, relaxa, se recompõe para o próximo dia.
Pessoalmente, considero a Numerologia, aliada ao Feng Shui, como uma poderosa ferramenta na criação.
Também me dá dados para saber como “falar a língua” do cliente. Todo o trabalho acaba fluindo bem.