quinta-feira, 18 de junho de 2015

Boa ideia para inspirar o closet: Joalheria Design – Casa Cor 2015

O Viva Decora esteve presente na Casa Cor 2015 e conversou com alguns arquitetos sobre os seus projetos. Um projeto que chamou muita atenção foi a Joalheria Design, das Designers de Interiores Adriana Scartaris e Semara Brito. O projeto foi concebido para a marca Fabrizio Giannone. Em uma conversa, Adriana e Semara nos explicaram como foi o processo criativo e as surpresas desse ambiente.

A partir de uma boa ideia o projeto nasceu

A inspiração para criar o conceito criativo se  iniciou quando as designers de interiores Adriana Scartaris e Semara Brito começaram a  conceituar para qual mulher estavam trabalhando. Chegaram à conclusão que a mulher que usa as joias do designer Fabrizio, é uma mulher mais madura, com atitude, sensual e forte. Elas queriam que o projeto remetesse ao universo feminino, ou seja à delicadeza, à sutileza e à energia da mulher, então tiveram a boa ideia de unir esses dois pontos. Assim, chegaram ao consenso que a ideia de princesa, está dentro de cada mulher, mesmo as já maduras e independentes.
Concordamos que toda mulher antes de sair de casa, dá uma olhada no espelho. Mas o que ela procura ao se olhar no espelho? Para as designers, provavelmente, ela procura aquela criança que sonhava em ser princesa. Por isso, decidiram trazer essas conexões de forma sutil, por exemplos nas poltronas vermelhas, que remetem aos tronos dos reis e os espelhos venezianos que remetem ao clima da realeza.
A cor utilizada essencialmente foi a Marsala, que, por coincidência, é a cor do ano de 2015, segundo a Pantone. Cor símbolo de realeza, remete à sensualidade da mulher adulta, além de ser uma cor que traz aconchego. Outro fator que reforçou a escolha do tom Marsala foi fato do projeto atender à uma joalheria, na qual as coleções deste ano estão na tonalidade de Marsala e nude.
O projeto luminotécnico contou com a iluminação  em led, proporcionando ao ambiente um destaque e realce para as joias. A solicitação do cliente era firme com relação à joalheria ser muito bem iluminada. Esse espaço pode servir de inspiração para você iluminar quartos e closets, por exemplo.
O designer ensina um truque, que pode ser feito por qualquer pessoa em suas casas, afim de destacar algum objeto ou iluminar um espaço com um ponto de luz no teto. Basta um cabo de vassoura apoiado no fundo da prateleira, estante ou gaveta, e posicionar a outra ponta para cima na direção do teto. A iluminação direcional deve ser feita onde estiver a ponta.
Uma boa ideia  que as designers trouxeram para o Casa Cor, foi o lançamento do efeito camaleão. Esse é um efeito tecnológico de um agregado à tinta de laqueação, ele tem um pigmento especial para assumir a cor que está próximo dele. Esse efeito foi aplicado em cima do branco das gavetas e manequins, dando um tom nude que assume a cor que está próxima.
Esse efeito permite que um objeto ou mobiliário tenha várias cores ou assuma determinada cor que esteja perto. A ideia de colocar esse pigmento nos manequins sugere que a mulher contemporânea, além de muito brilho,  se molda à  diversas situações, como um camaleão.
Para finalizar, cumprindo o conceito da brasilidade, tema da Casa Cor 2015, foram utilizadas alguns painéis com impressão digital sobre a madeira, para homenagear as rendeiras brasileiras. Foi uma maneira de homenagear o artesanal com tecnologia.
boa ideia joalheria casa cor Adriana Scartaris e Semara Brito4
Semara Brito e Adriana Scartaris
Autor: Bianca Alvarenga
Quieta, centrada e incrivelmente sonhadora. Já vivi no mundo da Tecnologia da Informação, mas prefiro sonhos e pessoas à códigos e números, por isso, hoje me dedico à Comunicação e a Publicidade. Espero que aqui eu possa mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para que você consiga transformar o seu sonho, de deixar a sua casa com a sua cara, em realidade.
Compartilhe
bit.ly/newsvivadecora

Nenhum comentário:

Postar um comentário