domingo, 1 de julho de 2012

DECORAÇÃO COM ARES DE PRIMAVERA



Texto: Cauê Vizzaccaro Fotos: Carlos Serrão

PUBLICADO NA EDIÇÃO 53 DA REVISTA DECORAR



Localizado na Vila Leopoldina, o apartamento recém entregue pela construtora precisava receber alguns ajustes. Um desejo do casal proprietário era a aplicação da técnica de Feng Shui, especialidade da designer de interiores Adriana Scartaris. Ela convocou outra profissional, a paisagista Marizeth Estrela, e deu à varanda gourmet um irresistível toque primaveril.


O tema está presente no amplo sofá da Breton, com base em alumínio e revestimento rústico, e também nas cadeiras da cabeceira do jantar, com pássaros, da Tania Bulhões Home. A marca também responde pelos vasos coloridos que compõem o jantar e pelas poltronas da sala de lareira. Por toda a casa, Marizeth espalhou algumas espécies, de acordo com os preceitos do Feng Shui, equilibrando formas e cores de acordo com o uso do ambiente.

Mas foi na varanda com churrasqueira que os preceitos foram amplamente aplicados, devido à preferência dos moradores por esse generoso espaço. A varanda, segundo a técnica oriental, está posicionada no espaço do sucesso  e as cores e formas das flores foram definidas para ativar essa sensação nos moradores. “Os lírios vermelhos trazem a ideia de fogo, e seu formato lembra o de uma chama. Isso ativa o elemento fogo, reconhecido como o de sucesso.”, afirmou Adriana.

Ela contou com a experiência de Marizeth – cujo paisagismo procura refletir um jardim com uma atmosfera de contemplação, meditação e procura da verdadeira natureza ou essência de seu ocupante, e também aguçar o tato, o olfato, a visão e a audição. “Essa é a missão de um jardim, onde devem ser alternadas áreas sombreadas e ensolaradas, remetendo aos tempos doces e amargos da existência humana”, afirmou a paisagista.
A concepção apresenta amplamente o desejo dos moradores, que desejavam na varanda tanto receber os amigos, quanto reservá-la para o merecido descanso. “Eu nasci no interior, vivi na fazenda e tenho muita saudade desse tempo. Agora, minha casa tem muita coisa que lembra isso”, conta a proprietária. “Na varanda há a possibilidade de sentir o vento e apreciar a vista, o que dá uma ótima sensação de amplitude. Já os quartos são muito confortáveis, bons para descanso”, complementa.
Outra opção acertada de Adriana foi na escolha das peças da sala de jantar, onde há um bufê de apoio à mesa para auxiliar o serviço em grandes reuniões. Para os quartos, cada cor remete ao respectivo usuário. No do casal, o rosa velho foi o destaque, enquanto o roxo domina o espaço da filha e o verde pontua o dormitório do garoto. A pedido dele, Adriana construiu uma cama suspensa e a adereçou com adesivos fosforescentes, que facilitam sua locomoção noturna.

Na sala de jantar, o revestimento de piso, semelhante à madeira, é da Recesa. Os vasos de Murano, da Tania Bulhões Home, quebram a hegemonia dos tons pastel.

A escolha da dracena tricolor ativa a “energia” do casal devido à sua forma, e representa o elemento fogo; as cadeiras de cabeceira com estofamento estampado trazem desenhos de pássaros (Tania Bulhões
A jabuticabeira (à direita) e a chuva de ouro (esquerda) acionam a prosperidade e fartura; completam o cenário a mesa e as cadeiras fornecidas pela Breton e os objetos decorativos da Tania Bulhões Home.




A escolha pelo sofá e mesa de centro (Breton) trouxe um ar mais próximo da natureza. As almofadas com desenhos florais (Art Maison) e as amarelas (Tania Bulhões Home) contam com base neutra do tapete (By Kamy).







Os vasos em verde escuro (L’oeil) foram inseridos para “dar proteção” e para avivar o amor do casal. Na parte técnica, também serviu para disfarçar a coluna com as folhas da planta Raphis.






O creme e o bege ganham sofisticação com o espelho e as poltronas em azul turquesa, ambos da Tania Bulhões Home; as almofadas listradas de azul e cinza são da Secrets de Famille. O desenho das plantas ao fundo representa uma cachoeira e sintetiza prosperidade.






Os tons próximos do roxo foram escolhidos por trazer jovialidade e feminilidade ao quarto da menina, com jogo de cama da Casa Almeida e porta-joias e porta-revistas da Hits Kids ‘n’ Teens. Já a poltrona roxa foi fornecida por Tania Bulhões Home.













O verde norteou o quarto do filho, juntamente com as almofadas e a caixa para acomodar os brinquedos da Hits Kids’n Teens. O jogo de cama foi fornecido pela Casa Almeida.













No banheiro, Adriana Scartaris decidiu-se pelo branco, base que valorizou os objetos de Tania Bulhões Home; as toalhas e o tapete são da Casa Almeida.








Em um momento de descontração, Adriana Scartaris e os moradores conversam e demonstram a amizade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário